logotipo TMA Brasil
logotipo TMA Brasil
lupa

Sem controle eficaz, GM vai voltar à bolsa

Capa

Um ano após sair do processo de recuperação judicial, a montadora General Motors (GM) disse que seus controles internos financeiros ainda não são efetivos e que não pode garantir aos investidores que mais erros não serão encontrados nos registros.

A administração está testando as melhorias feitas nos procedimento contábeis, mas não pode concluir se essas mudanças resolveram as fraquezas observadas antes de um ano do processo de revisão, disse a companhia, que anunciou também um plano para uma oferta pública inicial de ações.

A revelação pode significar que os auditores da GM ainda devem estar encontrando problemas nos controles financeiros da companhia, disse Charles Elson, presidente do conselho do Centro de Governança Corporativa John L. Weinberg, da Universidade de Delaware. "É um pouco incomum ver isso em uma abertura de capital. Normalmente essas coisas são resolvidas antes de a empresa arquivar o pedido de oferta de ações", disse.

A companhia, que tem 61% do capital nas mãos do governo dos Estados Unidos, não informou o número de ações que pretende vender nem o preço dos papéis.

A GM está planejando uma oferta pública inicial de ações de US$ 16 bilhões, disse uma pessoa próxima da operação na semana passada, enquanto tenta recuperar a unidade deficitária da Europa e reconstruir suas marcas nos Estados Unidos, onde perdeu participação de mercado todos os anos desde 2002. A oferta pode ocorrer em novembro.

Autor: David Welch e Michael Tsang, Bloomberg, de Michigan e Nova York

Fonte: Valor Econômico (19/08/2010)

Newsletter

Tags

# (1)
#CPR (1)
Case (2)
Coesa (1)
crise (2)
CVC (1)
EUA (1)
Light (6)
MEI (1)
OAS (1)
Outros (27)
Paper (2)
STJ (2)
TJ-SP (1)
TMA (1)
Varejo (2)
Chat on WhatsApp