logotipo TMA Brasil
logotipo TMA Brasil
lupa

NOTA OFICIAL - Oposição à tramitação em regime de urgência do PL 03/2024.

Capa

Os profissionais do mercado de insolvência, estarrecidos, tomaram conhecimento do conteúdo do substitutivo de autoria da nobre Deputada Dani Cunha (UNIÃO) para o PL 03/2024 que se propõe a alterar a Lei 11.101/2005 a partir de uma proposta de iniciativa do Ministério da Economia. 


De se destacar que a Lei 11.101/2005, na sua execução, apresenta problemas que demandam de fato endereçamento, como os altos custos dos processos de recuperação judicial e a ineficiência do processo de liquidação de bens e pagamento dos credores na falência. Daí porque o apoio quase irrestrito à iniciativa do Ministério da Economia de endereçar esses problemas via proposta de lei. 


O que parece inconcebível é (i) o tratamento do projeto em regime de urgência a impor sua votação até o dia 19 de março sob pena de trancamento da pauta (como se os problemas que endereça fossem, de fato, uma emergência) e (ii) a consequente ausência de diálogo com os profissionais da área sobre as soluções propostas – e a palavra “diálogo” foi cuidadosamente escolhida porque não inclui ouvir brevemente representantes de setores afetados, desconsiderando seus argumentos e informando-os não haver mais tempo para alterações. 


Quanto ao primeiro ponto – o regime de urgência – o próprio secretário responsável pelo projeto no ME admitiu, em reunião com profissionais de vários setores ligados à área, que o regime de urgência era inapropriado para o trâmite do PL 03/2024 e se comprometeu a envidar esforços para alterar a situação – o que não ocorreu. Esse é, portanto, um ponto que parece ser unânime: no regime de urgência não há tempo hábil para ajustar o PL 03/2024 para que cumpra os objetivos a que se propõe. 


Mais grave, se o projeto original do ME continha falhas e inconsistências – como reiteradamente destacado em eventos e artigos públicos - a versão de substitutivo que irá a votação o piora significativamente, e incorpora regras que podem simplesmente inviabilizar a restruturação de empresas viáveis no Brasil, além de não melhorar a eficiência da falência. São exemplos de pontos que demonstram o completo desconhecimento da lógica do sistema de reorganização e liquidação de empresas – não só no Brasil, mas no mundo: determinação de quórum ultrapassado para deliberação sobre liquidação; ausência de fixação dos limites de atuação do gestor fiduciário e de definição do plano de liquidação gerando conflito com os poderes conferidos ao juiz pelo restante da Lei, e, por consequência, insegurança e incentivo à judicialização – exatamente o contrário do desejado -; um regime irreal de mandato e pagamento de administradores judiciais que reflete o completo desconhecimento de como são remunerados profissionais de insolvência não só no Brasil, mas no mundo; a completa inviabilização de recuperações judiciais para empresas de pequeno e médio porte; o desconhecimento dos conflitos existentes entre classes de credores e a importação irrefletida de mecanismos vigentes em regimes de common law, especialmente o norte-americano, em que prevalecem o absolute priority rule e o best interest, tendo, portanto ambiente institucional completamente diverso;  entre tantos outros. 


Em resumo, os profissionais da área de insolvência veem a votação precipitada do substitutivo do PL 03/2024, sem o debate que a democracia impõe, como uma verdadeira ameaça à viabilidade do sistema de tratamento das empresas em crise no Brasil. E não obstante apoiem os objetivos de racionalização de procedimentos e melhoria da solução na falência declarados pelo ME, têm certeza de que o sistema de tratamento de empresas em crise, com as novas regras, perderá parte do que tem de eficiente sem qualquer contrapartida proporcional. 


Por isso pleiteiam enfaticamente a retirada do regime de urgência para que haja tempo e oportunidade de debater e compreender o sistema que se pretende alterar e as propostas de alteração antes de fazê-lo de modo assoberbado, equivocado e antidemocrático.
 

Autor(a)
TMA

Newsletter

Tags

# (1)
#CPR (1)
Case (2)
Coesa (1)
crise (2)
CVC (1)
EUA (1)
Light (6)
MEI (1)
OAS (1)
Outros (27)
Paper (2)
STJ (2)
TJ-SP (1)
TMA (1)
Varejo (2)
Chat on WhatsApp