logotipo TMA Brasil
logotipo TMA Brasil
lupa

Investidores e sindicato de pilotos compram Mexicana de Aviación

Capa

Um grupo de investidores mexicanos chamado Tenedora K comprou 95% da Nuevo Grupo Aeronáutico SA, controladora da empresa aérea Compañía Mexicana de Aviación, a maior do país em número de passageiros.

O sindicato de pilotos do país ficou com os 5% restantes, segundo comunicado de 20 de agosto. Entre os investidores do Tenedora K estão as empresas mexicanas Grupo Industrial Omega SA e o Grupo Arizan. Entre os vendedores está o Grupo Posadas SAB, maior operador hoteleiro do México.

Em 3 de agosto, a Mexicana entrou em processo equivalente a recuperação judicial no México. No mesmo dia, entrou no Capítulo 15 da lei de falências dos Estados Unidos para empresas estrangeiras, após executivos da companhia terem informado que não conseguiram chegar a acordo para reduzir custos com os sindicatos.

Pelos documentos de requerimento do Capítulo 15, a empresa registra mais de US$ 500 milhões em ativos e tem dívidas de US$ 1 bilhão. Estando no Capítulo 15, a companhia mexicana fica protegida contra os credores nos Estados Unidos, que não podem embargar aviões nem cancelar contratos.

A compra pela Tenedora K, grupo que se formou especialmente para adquirir a Mexicana, é "o primeiro passo para estabelecer as condições que acabarão permitindo iniciar um processo de reestruturação que exigirá acordos sobre assuntos trabalhistas, operacionais e financeiros", afirmou o grupo investidor no informe.

O CEO da Mexicana, Manuel Borja Chico, deixou o cargo em 20 de agosto. Tenedora K já nomeou seu substituto, segundo Fernando Perfecto, secretário-geral do sindicato dos pilotos. Perfecto não quis adiantar quem é o novo executivo-chefe nem revelar as condições de venda, dizendo que essas informações serão anunciadas amanhã, quarta-feira. O comunicado do Tenedora K também não informou o valor da aquisição.

(Tradução de Sabino Ahumada)

Autor: Jens Erik Gould, Bloomberg

Fonte: Valor Econômico (24/08/2010)

Newsletter

Tags

# (1)
#CPR (1)
Case (2)
Coesa (1)
crise (2)
CVC (1)
EUA (1)
Light (6)
MEI (1)
OAS (1)
Outros (27)
Paper (2)
STJ (2)
TJ-SP (1)
TMA (1)
Varejo (2)
Chat on WhatsApp