logotipo TMA Brasil
logotipo TMA Brasil
lupa

Entenda o que acontece com as lojas do Subway após pedido de recuperação judicial

Capa

Rede de lanchonetes pertence à SouthRock Capital, mesma dona da Starbucks

15/03/2024

 

Após o pedido de recuperação judicial da Starbucks, a SouthRock Capital anunciou na última quarta-feira (13) que deu entrada no mesmo processo para a rede de fast food Subway

Apesar dos próximos passos serem incertos, o fechamento de diversas lojas da rede de cafeterias levanta suspeitas se o restaurante também vai encerrar parcialmente as operações no Brasil.

Por ora, a SouthRock afirmou apenas que sua atividade enquanto gestora das franquias não se confunde com a exercida por franqueados da marca e operadores das lojas, que não estão abrangidos pelo processo.

No entanto, a empresa não deu detalhes sobre o fechamento de lojas.

“A SouthRock esclarece que passa por ajustes em suas operações em decorrência do processo de recuperação judicial, o que inclui a revisão das lojas operantes nas regiões onde atua. Em breve, a companhia poderá compartilhar mais informações”, disse a empresa sobre a operação da Starbucks, em nota enviada à CNN.

Fernando Canutto, sócio do Godke Advogados e especialista em direito societário, explica que após um pedido de recuperação judicial da franqueadora, as operações das lojas podem, em teoria, continuar normalmente.

“O franqueador fornece know-how e apoio ao franqueado, mas no caso de Starbucks e Subway, é razoável imaginar que as franqueadoras estão mais focadas em resolver seus próprios problemas, prejudicando o apoio aos franqueados”, comenta.

O advogado destaca que haverá, ainda, um “vácuo” entre a perca de licença das atuais franqueadoras e a plena assunção de obrigações da nova franqueadora.

“A recuperação judicial visa permitir que a empresa reorganize suas dívidas e continue operando, mas isso pode incluir a racionalização de suas operações, o que pode levar ao fechamento de lojas menos lucrativas ou estrategicamente inviáveis, como já observado com algumas unidades da Starbucks”, conclui.

Entenda o caso

A SouthRock disse nesta quarta-feira que iniciou esta semana o processo de recuperação judicial das empresas que operam a franquia de fast food Subway no Brasil, dado o cancelamento da licença para operar pela matriz global e “outras circunstâncias” não mencionadas pela companhia.

A SouthRock entrou no final do ano passado em recuperação judicial junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo, em processo que incluiu algumas das marcas que opera no Brasil, como o Starbucks e o TGI Fridays. Na ocasião, porém, havia deixado o Subway de fora.

Em nota enviada à CNN, a Subway Corporate informou que, desde outubro de 2023, o Contrato de Franquia Master da Subway para o Brasil com uma das afiliadas da SouthRock foi rescindido e a Subway retomou o controle de suas operações no país.

“Dessa forma, o pedido de Recuperação Judicial apresentado por algumas entidades do grupo SouthRock afeta apenas tais entidades e não diz respeito à Subway
Corporate. A Subway continua totalmente comprometida com o crescimento e o sucesso a longo prazo dos franqueados no país, além de garantir que os clientes continuem a desfrutar de comida deliciosa, de alta qualidade e feita na hora”, diz a nota.

Autor(a)
Amanda Sampaio
Informações do autor
Imagem notícia original: Guardanapo com a logo da rede de lanchonetes Subway
30/08/2017REUTERS/Thomas White

Newsletter

Tags

# (1)
#CPR (1)
Case (2)
Coesa (1)
crise (2)
CVC (1)
EUA (1)
Light (6)
MEI (1)
OAS (1)
Outros (27)
Paper (2)
STJ (2)
TJ-SP (1)
TMA (1)
Varejo (2)
Chat on WhatsApp