logotipo TMA Brasil
logotipo TMA Brasil
lupa

Agrenco pede recuperação judicial na Holanda

Capa

Disputa societária: Decisão segue-se à tentativa do fundador de retomar o comando da empresa.

A Agrenco NV, empresa que controla indiretamente as operações da Agrenco no Brasil, entrou ontem com pedido de recuperação na Justiça da Holanda para suspender as ações de cobrança de dívidas contra a empresa. O pedido já foi aceito e entra em vigor imediatamente, segundo comunicado da Agrenco Limited, controladora da Agrenco NV e cujos BDRs listados na Bovespa estão com negociação suspensa desde fevereiro.

"[A recuperação] assegura a continuidade da empresa, enquanto esta busca a composição com seus credores, que deverá iniciar-se em no máximo 60 dias, preservando a Agrenco Ltd. e seus acionistas", afirma a empresa.

O anúncio da recuperação judicial na Holanda ocorre faltando menos de um mês para a realização de assembleia da Agrenco Limited - marcada para 20 de setembro -, que deve destituir o conselho de administração da empresa. A reunião foi solicitada pela controladora, a Agrenco Holding.

O Valor apurou que os credores recusaram a proposta feita pela Agrenco Holding para encontrar uma solução que permitisse a retomada das operações da empresa no Brasil. A holding afirmava que teria investidores interessados em emprestar recursos para a companhia. No entanto, a empresa não teria detalhado a proposta financeira. A Agrenco segue negociando um acordo com a Glencore.

A holding tem como principais acionistas três executivos da Agrenco que foram presos em junho de 2008, sob suspeitas de crimes que iam de sonegação fiscal a fraude de balanço. São eles Antonio Iafelice, Antônio Augusto Pires Júnior e Francisco Ramos. Meses depois do episódio, a companhia entrou em recuperação.

Além de convocar a assembleia, a Limited - sob administração da consultoria Íntegra - havia informado no fim de julho que, em função dos "possíveis impactos da mudança da governança da companhia", que poderão acontecer após a assembleia, a proposta feita pela Glencore para o funcionamento da unidade de Caarapó estaria em revisão.

A suspensão de pagamentos não afeta o plano de recuperação das empresas brasileiras do grupo. A Agrenco NV tem dívidas vencidas e não renegociadas com 11 bancos internacionais, no valor original de US$ 268 milhões. Desses, sete bancos, que representam 93% da dívida, estão incluídos no plano de recuperação no Brasil.

A Agrenco diz que vinha negociando com os sete bancos credores para que as dívidas vencidas não fossem executadas. No entanto, as negociações deixaram de progredir desde 21 de junho.

Autor: Ana Paula Ragazzi e Téo Takar

Fonte: Valor Econômico (25/08/2010)

Newsletter

Tags

# (1)
#CPR (1)
Case (2)
Coesa (1)
crise (2)
CVC (1)
EUA (1)
Light (6)
MEI (1)
OAS (1)
Outros (27)
Paper (2)
STJ (2)
TJ-SP (1)
TMA (1)
Varejo (2)
Chat on WhatsApp