Pular para o conteúdo principal
logotipo TMA Brasil
logotipo TMA Brasil
lupa

Crise financeira? Está na hora de pensar no suporte TMA Brasil!

Crise financeira? Está na hora de pensar no suporte TMA Brasil!

Diante de uma crise financeira, é comum vermos a estrutura de projetos que tinham tudo para se reerguer indo por água abaixo. 

Na maioria das vezes, isso acontece pela falta de suporte para clarear os caminhos a seguir ou não, a depender do problema instaurado. 

Em casos como esses, é importante contar com uma rede de capacitação profissional e recuperação de performance empresarial. 

Confira algumas maneiras de como começar:

Planejar-se financeiramente é fundamental

O primeiro passo é realizar um planejamento financeiro empresarial, que nada mais é do que um conjunto de projeções de receitas e despesas que a empresa terá por um determinado período, servindo para analisar o cenário em que ela atua e para projetar metas.

Isso possibilita que o empreendedor enxergue todas as movimentações financeiras tanto de receita, quanto de despesas do seu negócio, com maior clareza.

A responsabilidade de assumir esse planejamento financeiro deve ser do gestor da empresa.

Separamos algumas dicas que podem servir de norte para ajudá-lo a evitar que a sua empresa entre em crise financeira. Confira:

Identifique os fatores que levaram a sua empresa à crise financeira

Avalie profundamente as finanças da sua empresa e faça um mapeamento de tudo o que entra, sai, quanto sobra ou quanto fica negativo. A partir daí é possível chegar a um diagnóstico mais preciso e para que sejam tomadas decisões mais assertivas.

Corte gastos

Após realizar o mapeamento financeiro da sua empresa, defina o que é prioridade e o que pode ser cortado: descartáveis, materiais de escritório, contas fixas que podem ser reduzidas, entre outros.

Integre setores na empresa

Em momentos de crise, é fundamental que os setores da empresa estejam integrados e tenham total conhecimento da situação, do fluxo de caixa, das perspectivas de receitas e despesas.

Redefina as metas da empresa

Reveja e redefina as metas da sua empresa. De nada adianta fazer um planejamento orçamentário me elaborado e ter um fluxo de caixa, se os dados obtidos não são acompanhados. 

Tenha muita cautela ao pedir crédito

Atente-se ao recorrer aos créditos disponíveis no mercado. Alguns possuem juros altíssimos e podem mais atrapalhar do que de fato ajudar. A finalidade é salvar a sua empresa e não prejudicá-la ainda mais.

Renegocie as dívidas

Caso você esteja muito endividado, renegocie com os credores uma condição que possibilite prazos maiores para saldar a dívida de maneira que não "quebre" ainda mais a sua empresa.

Elabore um planejamento estratégico

Fazer um planejamento estratégico é essencial para garantir o futuro da empresa, principalmente após a fase turbulenta pela qual ela passou. O gestor deve assumir essa responsabilidade e conduzir a empresa novamente à estabilidade. 

Busque um diferencial competitivo

Em tempos de crise financeira, o ideal é fazer uma análise de mercado e da sua própria empresa, avaliando o comportamento do consumidor e o que a sua empresa pode oferecer a ele que ainda não foi oferecido.

Separe as contas pessoais das contas empresariais

Se você tem o costume de misturar as contas pessoais com as da empresa, mude isso agora mesmo, pois as chances de você voltar para o vermelho são maiores. 

Estabeleça um gasto fixo na empresa, registre o lucro do negócio, mantenha-o nos caixas para investimentos futuros e necessidades do negócio.

Há várias medidas estratégicas que podem ser colocadas em prática a fim de evitar uma crise financeira

Conte com uma rede de apoio

Sabemos que no meio corporativo é fundamental contar com uma rede de apoio para aumentar a visibilidade da empresa, oferecer oportunidades de negócio e parcerias, aproximar-se de empreendedores que tenham implementado cases de sucesso, aumentar as chances de expandir os negócios e manter o empreendedor informado sobre o mercado. 

E se você está em busca de ampliar e estreitar relações que te possibilitem uma capacitação profissional eficiente, auxiliando no entendimento de pontos chave para que você recupere e reestruture o seu negócio, torne-se um associado da TMA Brasil.

Aqui, você tem acesso a diversos cursos, eventos, empresas e profissionais associados, network e parcerias que vão capacitá-lo através das melhores práticas e vivências corporativas para que você possa recuperar e reestruturar a sua empresa adequadamente. 

TMA Brasil em prol do crescimento

A TMA Brasil é uma das sedes de uma associação sem fins lucrativos que nasceu em 1988, nos Estados Unidos, e está presente também em mais 56 países. 

Iniciamos nosso projeto no Brasil com um grupo composto por sete pessoas e hoje, já contamos com 670 associados. Dentre eles, destacam-se advogados, legalistas e magistrados.

Somos autoridade em fomentar as práticas mais adequadas voltadas para a reestruturação de empresas que estejam passando por desafios operacionais ou crises financeiras, oferecendo suporte através de uma equipe altamente qualificada.

Uma das soluções mais eficazes que oferecemos é o Turnaround Management, capaz de auxiliar corporações que estejam passando por processos judiciais, o que é um diferencial, já que existem poucas varas especializadas nesse aspecto tão delicado.

Também nos destacamos no oferecimento de cursos, seminários, conteúdos exclusivos, práticas de mercado, segurança jurídica e parcerias que capacitam equipes responsáveis pela gestão estratégica de organizações, colaborando para o melhor desenvolvimento das atividades relacionadas aos mais variados aspectos institucionais.

Não espere o caos se instaurar!

Negócios e aperfeiçoamento andam juntos, ou seja, para que ocorra um crescimento bem estruturado da organização, os profissionais precisam buscar constantemente fontes seguras de aprendizado para evitar contratempos e contornar crises financeiras.

Além disso, vale destacar que hoje, tudo acontece muito rápido, as mudanças são constantes e as inovações surgem de tempos em tempos, exigindo a adequação para um melhor funcionamento das entidades.

Acesse o nosso site para conhecer melhor a TMA Brasil e todos os conteúdos que oferecemos para a sua capacitação: https://www.tmabrasil.org/ 

Tags

# (1)
#CPR (1)
Case (2)
crise (2)
CVC (1)
MEI (1)
Outros (27)
Paper (2)
STJ (2)
TMA (1)