Alexandre Camara, Sócio BTG Pactual

Alexandre Camara, Sócio BTG Pactual

Diretor Estatutário do Banco BTG Pactual e responsável pela Área de Special Situations do BTG Pactual. O Sr. Alexandre Camara iniciou sua carreira no BTG Pactual em 2003 e, anteriormente, atuou também como Diretor responsável pela Área de Crédito do Banco Prosper sendo responsável pela área de Middle Corporate Credit do Banco BBM. O Sr. Alexandre Camara é graduado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e possui Master in Business Administration (MBA) em Finanças e Direito da Economia e Empresa pela Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ).

Ana Elisa Laquimia, Sócia do E.Munhoz Advogados

Ana Elisa Laquimia, Sócia do E.Munhoz Advogados

Advogada, Bacharel e Doutoranda pela USP, Membra da Comissão de Direito Empresarial da OAB/SP e da Comissão Permanente de Direito Falimentar e Recuperacional do IASP, responsável por liderar diversos casos de reestruturação de dívida de forma judicial e extrajudicial em E.Munhoz Advogados.

André Marques, Sócio Pinheiro Neto Advogados

André Marques, Sócio Pinheiro Neto Advogados

André Moraes Marques é integrante de Pinheiro Neto Advogados desde 2002 e trabalha no escritório de São Paulo. Atua nas áreas de Recuperação de Empresas e Falências e Contencioso Civil e Comercial. É formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP 2004) e cursou mestrado em Direito (LL.M.) na Columbia Law School (2013). Trabalhou no escritório americano Cleary Gottlieb Steen & Hamilton, em Nova York, entre 2013 e 2014. Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil desde 2005.

Andrea Greco, Superintendente Jurídica do Itaú Unibanco

Andrea Greco, Superintendente Jurídica do Itaú Unibanco

Formada pela PUC SP, Pós-graduada em Direito Comercial, Superintendente Jurídica da área de reestruturação de crédito e recuperação judicial do Atacado do Itaú Unibanco. Atuante no mercado financeiro há mais de 20 anos.

Eduardo Takemi, Sócio Galdino & Coelho - Pimenta, Takemi, Ayoub Advogados

Eduardo Takemi, Sócio Galdino & Coelho - Pimenta, Takemi, Ayoub Advogados

Formação Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 1996 Mestre em Direito pela Universidade do Estado do Rio de janeiro em 2000 Doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 2004 Experiência Profissional Externa Advogado inscrito na OAB-RJ e OAB-SP atuando desde 2000 Professor Adjunto de Direito Comercial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro desde 2013 Professor da Pós-graduação em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro desde 2000 Professor da Fundação Getúlio Vargas até 2011 Professor da Universidade Cândido Mendes desde 2000 Informações Adicionais Membro do Conselho Editorial da revista Quaestio Juris desde 2013 Coordenador Geral da Revista dos Tribunais do Rio de Janeiro Representa clientes brasileiros e estrangeiros em litígios de alta complexidade Ampla experiência em planejamento sucessório e patrimonial, com vistas à minimização dos impactos da sucessão no patrimônio familiar Membro de diversas bancas examinadoras Autor de diversos livros e artigos

Leonardo Fernandes dos Santos, Juiz de Direito designado para a 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo. Mestre em Direito do Estado (USP).

Exmo. Dr. Leonardo Fernandes dos Santos, Juiz de Direito designado para a 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo. Mestre em Direito do Estado (USP).

Exmo. João de Oliveira Rodrigues Filho, Juiz da 1ª vara de Falências e Recuperações Judiciais de SP

Exmo. João de Oliveira Rodrigues Filho, Juiz da 1ª vara de Falências e Recuperações Judiciais de SP

Exmo. Paulo Furtado, Juiz 2ª. Vara de Falências e Recuperações Judiciais de SP

Exmo. Paulo Furtado, Juiz 2ª. Vara de Falências e Recuperações Judiciais de SP

Juiz de Direito Titular da 2a Vara de Falências e Recuperações Judiciais da Comarca da Capital. Coordenador dos Núcleos Regionais da Escola Paulista da Magistratura. 

Fabiana Balducci, Sócia BR Partners

Fabiana Balducci, Sócia BR Partners

Anteriormente, foi sócia-fundadora da Lead Capital Partners (2019-2021). Atuou como Director no Credit Suisse (2006-2019). Trabalhou também nas áreas de Corporate Finance, Financial Institutions e Crédito nos bancos BNP Paribas (2004-2005) e no Bank of America (1994-2004) e no Departamento Econômico do Banco Itaú. Graduou-se em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e fez seu MBA em Finanças no Insper (2002)

Fabiana Solano, Sócia Felsberg Advogados

Fabiana Solano, Sócia Felsberg Advogados

Sócia da área de Reestruturação de Dívidas e Insolvência desde 2011, do Felsberg Advogados. Atua ativamente na representação de devedores, credores e investidores em reestruturações privadas de dívidas e processos de recuperação judicial, extrajudicial e falências. Em 20 anos de atuação, representou clientes de diversos setores, com destaque para infraestrutura, indústria automobilística, varejo, papel e celulose. Participou dos casos mais relevantes de insolvência do país desde a entrada em vigor da lei 11.101/05, alguns deles vencedores ou finalistas do prêmio Deal of the Year da publicação Latin Lawyer. Teve relevante experiência nos Estados Unidos, onde concluiu seu LL.M e trabalhou com insolvência no White & Case LLP, participando de Chapter 15 e casos envolvendo reestruturações de empresas brasileiras. É representante do Felsberg no Meritas, aliança global de escritórios de advocacia full-service, que inclui mais de 175 escritórios em mais de 70 países.

Gilberto Gornati, Sócio Thomaz Bastos, Waisberg, Kurzweil Advogados

Gilberto Gornati, Sócio Thomaz Bastos, Waisberg, Kurzweil Advogados

Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2009), mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo (USP) (2013).
Atua nas áreas de Reestruturação de Dívidas, Recuperação Judicial, Falências, Bancário, Societário e Fusões e Aquisições.
Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, São Paulo.
É membro da Comissão dos Novos Advogados do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP).
Idiomas: Português e Inglês.

Guilherme Justi, Sócio Laplace Finanças

Guilherme Justi, Sócio Laplace Finanças

Durante 7 anos foi Associate Director no BTG Pactual, atuando nas áreas de Investment Banking, Credit Structuring and Securitization e Private Equity, cobrindo setores como infraestrutura, telecomunicações, energia e saneamento.
Graduou-se em Economia pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.
 

João Paulo Carvalho, Special Situations Banco Master

João Paulo Carvalho, Special Situations Banco Master

Possui mais de 20 anos de experiência em reestruturação corporativa, finanças corporativas, planejamento estratégico, contabilidade, planejamento financeiro, orçamento e fusões e aquisições. 
Atualmente é um dos responsáveis pela área de Special Situations - Investimentos alternativos, no Banco Master de Investimentos.
Antes de ingressar no Banco Master, João era Managing Director na Alvarez & Marsal, tendo atuado com Reestruturação Corporativa por 13 anos.
Anteriormente, João foi Gerente de Planejamento Financeiro, Orçamento e Estratégia no Grupo Telemar.
Possui formação em Economia na PUC-Rio, com MBA em Finanças e Gestão Empresarial pelo IBMEC. Certificação Green Belt 6Sigma pelo Grupo Werkema.
 

Luciana Celidonio, Sócia BMA Advogados

Luciana Celidonio, Sócia BMA Advogados

Sócia das áreas de reestruturação e solução de conflitos de BMA Advogados. Mestranda em direito pela FDUSP, LL.M. em Business and Economics pela Georgetown University Law Center e especialista em Direito Societário pela GV-Law. 

Márcia Yagui, Sócia BY Capital

Márcia Yagui, Sócia BY Capital

Executiva Sênior em Finanças Corporativas com mais de 30 anos de experiência na condução de processos de reestruturação operacional e financeira, recuperação judicial e renegociação de dívidas de empresas, avaliação de empresas, operações estruturadas (FIDCs, CRIs, CRAs, IPOs), avaliação e negociação de carteiras de créditos não performados e Fusões e Aquisições.
Executiva sênior da KPMG, PwC e Deloitte na prática de Restruturação de Empresas, responsável pela condução de operações emblemáticas de restruturação e renegociação financeira nos setores de Mídia & Telecom, Agronegócios, Varejo, Autopeças, Energia e Logística. 
Líder da prática de avaliação e estruturação de venda de carteiras de crédito não performados (NPLs) para a América Latina na PwC, tendo avaliado e negociado mais de USD 5 bilhões de créditos não performados junto a bancos de investimento, comerciais e desenvolvimento.
Membro fundador da Turnaround Management Association (TMA do Brasil). Presidente do Comitê de Cursos e Eventos entre 2011 e 2013 e Presidente da Associação em 2012 e 2013. . Membro do Conselho de Administração da TMA desde 2015.

Marcio Calil de Assumpção, Superintendente Executivo do Departamento Jurídico Contencioso de Crédito do Banco Safra

Marcio Calil de Assumpção, Superintendente Executivo do Departamento Jurídico Contencioso de Crédito do Banco Safra

Advogado, Mestre em Direito, membro das comissões de Direito Bancário e Recuperacao e Falência do Instituto dos Advogados de São Paulo - IASP; 
Secretário da Comissão Especial de Recuperação e Falência da OAB/SP;
Coordenador do Comitê Legal de recuperação de créditos da Febraban.
 

Marco Aurelio, Head de Ativos Especiais do Banco Votorantim

Marco Aurelio, Head de Ativos Especiais do Banco Votorantim

Mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro e há 14 anos trabalha com NPLs e ativos alternativos no Brasil, onde liderou e participou da negociação de alguns dos maiores e mais complexos casos do país, sempre do lado dos credores. Desde 2014, Marco é Head de Ativos Especiais do Banco Votorantim.

Mateus Tessler, Managing Partner da Jive Investments

Mateus Tessler, Sócio-gerente Jive Investments

Sócio responsável pela área de Corporate NPL e Operações. Antes de entrar na Jive, Mateus trabalhou nas áreas de fusões, aquisições e consultoria em finanças corporativas na Deloitte, e Private Equity e Venture Capital como gestor de recursos na Invest Tech e DLM Invista. Ao longo da carreira, participou ativamente de cerca de 30 processos de M&A e acompanhou 12 investimentos de Private Equity. Advogado formado pelo Mackenzie, também completou um curso em finanças pelo INSPER.

Oreste Laspro, Sócio Laspro Advogados Associados

Oreste Laspro, Sócio Laspro Advogados Associados

Advogado formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - FDUSP.
Mestre pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - FDUSP.
Doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - FDUSP.
Professor de Direito Processual na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – FDUSP.
Administrador Judicial.
 

Osana Mendonça, Sócia KPMG Brasil

Osana Mendonça, Sócia KPMG Brasil

Sócia responsável por Insolvency – KPMG T&R, Osana tem acumulado experiências nas áreas de Controladoria e Direito Preventivo das áreas Cível e Comercial, bem como em serviços de litígio e forenses desde 2000. Como gerente do Departamento Forense desenvolveu investigação de fraude em todos os setores da indústria, instituições financeiras e administração pública, rastreamento de ativos, laudos periciais, assistência técnica em Arbitragens e Ações Judiciais. Desde 2010 atua na área de Restructuring em projetos de reestruturação e administração judicial.Formação e qualificação técnica Advogada e Técnica em Ciências Contábeis e Membro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo e da OAB. É Membro do Conselho de Examinadores de Fraude - Certified Fraud Examiners (CFE). Possui especialização em Direito Societário pelo IBMEC.

Paulo Campana, Sócio Campana Pacca Advogados

Paulo Campana, Sócio Campana Pacca Advogados

Sócio da área de Insolvência e Reestruturação do escritório, com destaque em reestruturação de empresas, em operações e contratos envolvendo alto grau de endividamento, e na representação de clientes em processos de recuperação judicial, recuperação extrajudicial e falência. 
Paulo tem ampla experiência em assuntos relacionados à insolvência, tendo assessorado clientes – devedores, credores e investidores – na reestruturação de dívidas, investimentos e aquisição de ativos estressados e de empresas em crise financeira, incluindo atuação em alguns dos maiores casos no Brasil. Também participou de grupos de pesquisa na USP, tendo desenvolvido amplo e reconhecido trabalho acadêmico voltado à insolvência transnacional. Membro fundador do capítulo brasileiro da Turnaround Management Association (TMA Brasil), Paulo também é membro da Intenational Association of Restructuring, Insolvency & Bankruptcy (INSOL) e participou de programas de formação de lideranças do International Insolvency Institute (III) e da National Conference of Bankruptcy Judges (NCBJ). Com forte atuação institucional, Paulo é autor de artigos e palestrante no Brasil e no exterior, além de ter participado de reuniões de trabalho na UNCITRAL e de discussões para a reforma da lei brasileira.

Renato Franco, Sócio Integra Associados

Renato Franco, Sócio Integra Associados

Renato Carvalho Franco tem mais de 35 anos de experiência em gestão, finanças, reestruturação de empresas e M&A. É sócio fundador da Íntegra Associados, tendo participado de vários projetos de reestruturação, fusões e aquisições e situações especiais, como Eneva (antiga MPX, geradora termoelétrica do Grupo X), Parmalat, Grupo Itaú (área industrial), Gradiente, Daslu, Infinity Bio-Energy, entre outros.
Renato foi membro do Conselho de Administração da Parmalat no Brasil, durante projeto de reestruturação da Íntegra. Foi também vice-presidente dos conselhos da Telemig e Tele Norte e membro dos conselhos da Telet e Americel. Foi Presidente da TIW do Brasil Ltda., onde assessorou a presidência da holding canadense na negociação de suas participações societárias na Telemig, Tele Norte, Americel, Telet e W-Aura, representando um investimentos de cerca de USD 500 milhões.
Membro e ex-diretor do Young Presidents Organization (YPO), membro do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e é presidente do Conselho de Administração do TMA – Turnaround Management Association.

Renato Maggio, Sócio Machado Meyer

Renato Maggio, Sócio Machado Meyer

Head do departamento empresarial, que engloba as áreas de M&A e Private equity, Societário, Mercado de Capitais e Reestruturação. Especialista em operações de financiamento estruturadas, reestruturação de dívidas e situações especiais, além de fusões e aquisições. Na área de reestruturação e situações especiais, tem expertise na estruturação e implementação dos mais variados meios de recuperação, inclusive alongamento e reestruturação de dívidas, recuperações extrajudiciais, captação de novos recursos (como DIP financings) por meio de operações de dívida estruturadas, bem como investimentos, alienação/aquisição de ativos (inclusive por meio de unidades produtivas isoladas) e operações de M&A em geral. Nessa área, representa credores em geral, devedores em processos de reestruturação de dívidas e recuperações extrajudiciais e investidores
(como hedge funds e investidores de private equity locais e estrangeiros). Assessora companhias, bancos, fundos de investimento e investidores em operações financeiras locais e cross border (nas suas mais variadas estruturas), empréstimos sindicalizados, operações de securitização e negociação de carteiras de crédito (inclusive non-performing). Presta assessoria
também sobre questões regulatórias pertinentes à regulação bancária e ao mercado financeiro e de capitais.

Salvatore Milanese, Sócio Pantalica Partners

Salvatore Milanese, Sócio Pantalica Partners

Formado em Finanças Bancárias pela Universidade de Messina-Itália, possui MBA em Bancos e Finanças pela CUOA (Vicenza/Italia) e curso em Administração e Controle de Bancos pela Universidade Bocconi (Milão/Italia). Também participou de um Programa Executivo de Liderança e Gestão pela Fundação Dom Cabral-Brasil e de diversos programas de treinamento em Turnaround, Reestruturação Financeira e Operacional e Gestão de Caixa conduzidos pela KPMG.

Tatiana Flores, Sócia LDCM Advogados

Tatiana Flores, Sócia LDCM Advogados

Tatiana é sócia de LDCM Advogados com foco na resolução de disputas complexas pré-judiciais, judiciais ou arbitrais na área empresarial, insolvência e que envolvam ativos em situações especiais (ativos estressados).
Antes de se juntar ao LDCM Advogados, Tatiana trabalhou em grandes escritórios em São Paulo, sendo o último deles Lefosse Advogados.
Em seus mais de 16 anos de carreira, Tatiana possui vasta experiência em processos de recuperação judicial, extrajudicial e falência, tendo representado credores e/ou investidores, nacionais e internacionais. Assessora clientes de diversos setores em investimentos em ativos estressados, negociação e litígios de alta complexidade.
Foi reconhecida pelo Chambers and Partners na área de Bankruptcy/Restructuring - Brazil na categoria Up-and-Coming.
É Mestre em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em Direito pela mesma universidade.
Atualmente ocupa o cargo de diretora adjunta do Instituto Brasileiro de Estudos em Recuperação de Empresas – IBR; de diretora de comunicação do IWIRC-Brazil, o braço brasileiro da International Women's Insolvency & Restructuring Confederation; e de conselheira do CamCMR – Câmara Especial de Resolução de Conflitos em Reestruturação de Empresas.
Seleção de casos relevantes:
▪ Representação de empresa luxemburguesa e fundo de investimento em direitos creditórios que, juntos são credores de mais de um R$1 bilhão em um dos maiores processos de recuperação judicial no estado do Paraná.
▪ Representação de uma das maiores fabricantes de pneus do mundo em processos de recuperação de crédito e de recuperação judicial no Estado de Minas Gerais e Goiás.
▪ Representação de uma das maiores operadoras integradas de energia, credora listada por uma contratante (comercializadora de enegia), em processo de recuperação extrajudicial movido no Estado do Rio de Janeiro.
▪ Representação de instituições financeiras em diversas ações de recuperação de crédito, com destaque para operações de concessões de crédito a produtores rurais garantidas por penhor agrícola e penhor mercantil.
▪ Representação de instituições financeiras em diversos processos de recuperação judicial, tanto no Estado de São Paulo quanto no Rio de Janeiro.
Idiomas: Português e inglês
 

Thomas Benes Felsberg, sócio-fundador Felsberg Advogados

Thomas Benes Felsberg, sócio-fundador Felsberg Advogados

é o sócio-fundador do Felsberg Advogados e referência mundial na área de falência e recuperação de empresas. Reconhecido por publicações como Latin Lawyer, Chambers and Partners, The Legal 500 e Leaders League como um dos advogados líderes de insolvência no Brasil, participou dos comitês responsáveis pela elaboração da atual Lei de Falências e Recuperação de empresas.

É o primeiro latino-americano a conquistar o GRR Lifetime Achievement Award, por seu trabalho no setor de insolvência e reestruturação de empresas no Brasil e no exterior, recebida em junho 2019. Ele também foi apresentado por Chambers and Partners com seu Lifetime Achievement Award inaugural, Brasil, no dia 31 de março de 2022.

Presidente do Conselho Consultivo do TMA, é autor de uma extensa lista de livros e artigos em português e em inglês, e tem participado ativamente como palestrante em congressos e conferências em diversas partes do mundo.