André Estevez

André Estevez, Sócio Estevez Guarda Administração Judicial e Estevez Advogados

Professor Adjunto de Direito Empresarial na PUCRS. Coordenador da Especialização em Direito Empresarial da PUCRS. Doutor em Direito Comercial pela USP. Mestre em Direito Privado pela UFRGS. Diretor Executivo da Câmara de Arbitragem da FEDERASUL (CAF). Autor de diversas publicações em Direito Empresarial e Direito Civil. Sócio em Estevez Guarda Administração Judicial e Estevez Advogados.

Clara Azzoni

Clara Azzoni, Sócia Felsberg Advogados

Sócia do Departamento de Reestruturação e Insolvência, Clara possui ampla experiência na prestação de assessoria jurídica a credores, devedores e investidores em recuperações judiciais e extrajudiciais, liquidações por falência e assuntos relacionados à insolvência. Participou dos casos mais relevantes de insolvência do país desde a entrada em vigor da lei 11.101/05, alguns deles vencedores ou finalistas do prêmio Deal of the Year da publicação Latin Lawyer. Clara é reconhecida como Up and Coming pela Chambers e como Next Generation Partner pela The Legal 500, e também é reconhecida pela Leaders League.

Daniel

Daniel Piccoli, Sócio Cesar Peres Dulac Muller Advogados

Societário, Reestruturação, Recuperação de Empresas e Insolvência, Resolução de Conflitos e Fusões e Aquisições. Cursou Direito - PUCRS - 2005.

Eronides Santos

Eronides Santos, Procurador de Justiça MPSP

Procurador de Justiça no Ministério Público do Estado de São Paulo. 
Doutorando em Direito na Uninove.
Atuou por mais de 20 anos na promotoria de justiça especializada em recuperação judicial e falência, em casos emblemáticos  de insolvência transnacional e cripto moedas.
Autor de livros e artigos doutrinários sobre insolvência.
 

Eliziana

Exma. Dra. Eliziana da Silveira Perez, Desembargadora do TJRS

Natural de Porto Alegre, graduou-se em Direito pela PUCRS em 1984. Ingressou na Magistratura em agosto de 1990. Jurisdicionou nas Comarcas de Gravataí, Três Passos, Santo Antônio da Patrulha, Cachoeirinha. Em março de 1999 foi promovida para a Comarca de Porto Alegre, onde atuou como Designada junto ao 2º Juizado da 5ª Vara da Fazenda Pública e como Titular do 2ª Juizado da 3ª Vara da Fazenda Pública. Nomeada Juíza-Corregedora, entre 2003 e 2007. Atuava no 2º Juizado da Vara de Direito Empresarial, Recuperação de Empresas e Falências, na Capital, desde 12/03/2007. Especialização em Direito Nacional e Internacional pela UFRGS; Desembargadora da 6a Cível do TJRS desde 08/2019.

Giovana Farenzena

Exma. Dra. Giovana Farenzena Juíza do 1º Juizado da Vara de Direito Empresarial, Falências e Recuperações Judiciais

Juíza Titular da Vara Regional de Direito Empresarial da Comarca de Porto Alegre/RS. 
Integrante do Grupo de Trabalho do CNJ para melhoria do sistema de Recuperação Judicial e Falência (Portaria CNJ nº 199, de 30-09-2020). Cofundadora do Fórum Nacional dos Juízes de Competência Empresarial (FONAJEM), vinculado à Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Membro do Conselho de Relações Institucionais do TJRS. Integrante da Comissão Permanente de Estudos de Direito Falimentar e Recuperacional do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASPI). Diretora Regional do FONAJEM.
 

Gilberto Schafer

Exmo. Dr. Gilberto Schäfer, Juiz da Vara Especializada de Porto Alegre/RS

Possuo formação incompleta em Filosofia (1987), graduação em Direito (1993), Mestrado (2001) e Doutorado (2009) em Direito Público pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós Doutorado em Direitos Fundamentais pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. É Magistrado - Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul, atuando na comarca de Porto Alegre, tendo trabalhado nas varas da fazenda pública. Titular do 2º Juizado da Vara de Direito Empresarial, Recuperação de Empresas e Falências Atualmente é professor da Escola Superior da Magistratura (ESM/AJURIS). Leciona em cursos de pós-graduação, palestrante da Escola Superior da Magistratura - AJURIS e da Escola Nacional de Formação de Magistrados. Lecionou a disciplina de Direito Internacional dos Direitos Humanos no Mestrado em Direitos Humanos da Uniritter e também foi professor de graduação na referida Faculdade. Atualmente não possui vínculo acadêmico na graduação. Presidiu a AJURIS (Associação de Juízes do Rio Grande do Sul) no biênio 2016/2017, também foi vice-presidente administrativo da AJURIS (biênio 2015/2016). Foi presidente da da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública (União Gaúcha) (2016 e 2017). Diretor da Revista da Ajuris em 2002/2003; e Diretor do Departamento de Assuntos Constitucionais nas gestões de 2010/2011 e 2012/2013. Trabalha com ênfase em Direito Público, Acesso à Justiça, Poder Judiciário, Processo Civil e Direitos Humanos.

Ney Wiedemann

Exmo. Dr. Ney Wiedemann Neto, Desembargador TJRS

Bacharel em Direito pela UFRGS em 1987. Concluiu, com aproveitamento, o curso de preparação à magistratura na Escola Superior da Magistratura da AJURIS em 1988. MBA e Mestrado em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ), em 2005 e 2007. É co-autor de duas obras sobre Direito Empresarial e tem artigo publicado na Revista da AJURIS. Professor de Prática Civil e de Gestão da Qualidade da Escola Superior da Magistratura da AJURIS, desde 1999. Professor da Faculdade de Direito - CESUCA, disciplina Argumentação Jurídica (2012-2017). Coordenador do Núcleo de Estudos de Direito Empresarial da Escola Superior da Magistratura - ESM. Capacitação em Formação de Formadores pela ENFAM. Integrante do Corpo Docente do Centro de Formação e de Desenvolvimento de Pessoas do PJRS - Cjud. Nomeado Juiz de Direito em dezembro de 1989, exerceu a jurisdição de 1º Grau, como titular, na 1ª Vara da Comarca de Osório, na 2ª e na 3ª Varas da Comarca de Soledade e na 8ª Vara Cível, 1º Juizado, da Comarca de Porto Alegre. No Tribunal de Justiça do Estado do RS atuou como Juiz Convocado no período de 2001 a 2008. Tomou posse como Desembargador em 2008. Integrou as 23ª e 6ª Câmaras Cíveis. Integrou a Comissão Mista de 2º Grau (2010-2011; 2014-2015). Também integrou o CONAD (2014-2017), a Comissão de Supervisão de Estágio (2014-2017), a Comissão de Supervisão de Serviço Voluntário (2014-2017); presidiu a Comissão de Atualização do Regimento Interno do TJRS ao novo CPC (2014-2015). Eleito como Coordenador-Geral do Centro de Estudos (2014-2017). Coordenador Adjunto do CJud (2014-2017); Coordenou o Boletim Eletrônico de Ementas (2016-2017); Gestor do Projeto Otimização das Rotinas das Unidades Jurisdicionais do 2º Grau (2014-2015); Eleito como membro suplente do Órgão Especial (2012-2015; 2018-2019); Eleito 3º Vice-Presidente do TJRS (2020-2021). Membro eleito do Conselho Deliberativo da AJURIS, para o biênio 2008-2009. Foi Diretor do Departamento de Informática da AJURIS e Membro eleito do Conselho Fiscal da SICREDI-AJURIS.

Felipe Lollato

Felipe Lollato, Sócio Lollato Lopes Rangel Ribeiro Advogados

Advogado, graduado pela UNC em 2003, pós-graduado pela mesma instituição em Direito Processual Civil (2004) e em Direito Empresarial pela PUC-SP (2005). Possui experiência em Direito Societário, trabalhando desde o início da carreira em constituições, fusões, aquisições e cisões de empresas. Especialista com vasta atuação em processos de recuperação judicial de empresas e reestruturação de passivo. Membro do conselho de administração de várias empresas nos mais diversos segmentos. Ex-Professor Universitário e Professor convidado da Escola Superior da Advocacia da OAB/SC. Membro do TMA – Turnaround Management Association; Membro do INSOL – International Association of Restructuring, Insolvency and Bankruptcy Professional;

Flavio Málaga

Flávio Málaga, Sócio Málaga Corporate Finance

Doutor e Mestre em Finanças, FEA/USP, MBA (minor microeconomics) Boston University, professor de Finanças da pós-graduação do Insper. Práticas: fusões e aquisições, reestruturação financeira, corporate finance.

Gilberto

Gilberto Gornati, Sócio Thomaz Bastos, Waisberg, Kurzweil Advogados

Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2009), mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo (USP) (2013).
Atua nas áreas de Reestruturação de Dívidas, Recuperação Judicial, Falências, Bancário, Societário e Fusões e Aquisições.
Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, São Paulo.
É membro da Comissão dos Novos Advogados do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP).
Idiomas: Português e Inglês.

João Medeiros

João Medeiros Fernandes Jr., Sócio-Diretor Medeiros & Medeiros Administração Judicial

Advogado, com mais de 27 anos de experiência na área de insolvência empresarial, atua em processos de recuperação judicial e falência de médio e grande porte, de forma especial naqueles com estruturações societárias complexas e expressivo número de credores.
Ao longo da carreira, principalmente após a Lei 11.101/05, tem participado dos mais relevantes casos de restruturação do País, nos mais diversos seguimentos (indústria, comércio, e serviços).
Graduado em Direito, com especialização em Recuperação Judicial pelo Instituto INSPER/SP, foi Presidente da Comissão de Falências e Recuperação Judicial da OAB/RS, sócio fundador e Vice-Presidente do IDRE - Instituto de Recuperação de Empresas, membro do TMABrasil - Turnaround Management Association, Integrante da Comissão de Recuperação Judicial da FEDERASUL do IBAJUD - Instituto Brasileiro de Insolvência. Atualmente integra a Comissão Especial de Falências e Recuperações Judiciais do Conselho Federal da OAB.
Além de Professor da Escola Superior da Advocacia, é palestrante convidado nos principais Congressos e Seminários que abordam, com profundidade, as melhores práticas em processos de insolvência no Brasil e no Exterior.
 

João Pedro Scalzilli

João Pedro Scalzilli, Sócio Scalzilli Advogados

Professor da Faculdade de Direito da PUCRS. Doutor em Direito Comercial pela USP. Mestre em Direito Privado e Especialista em Direito Empresarial pela UFRGS. Membro associado ao Instituto Brasileiro de Estudos de Recuperação de Empresas (IBR), ao International Association of Restructuring, Insolvency & Bankruptcy Professionals (INSOL) e ao Turnaround Management Association (TMA). Autor dos livros “Confusão Patrimonial no Direito Societário” (Almedina, 2ª ed. 2020) e “Mercado de Capitais, Ofertas Hostis e Técnicas e Defesa” (Quartier Latin, 2015), e coautor dos livros "Introdução ao Direito Empresarial" (Buqui, 2020),  “Recuperação de Empresas e Falência” (Almedina, 2018, 3 ed.), “Sociedade em conta de participação” (Quartier Latin, 2014) e “Recuperação extrajudicial de empresas” (Quartier Latin, 2013). É autor e coautor de artigos jurídicos publicados em livros e revistas especializadas. Advogado.

Juliana Biolchi

Juliana Biolchi, Diretora geral Biolchi empresarial

Advogada com experiência em reestruturação de empresas, especializada em recuperações extrajudicial. Colaborou em processos legislativos, com destaque para a Lei 11.101/2005 (Lei de Recuperação de Empresas) e na Lei 12.873/2013 (que possibilitada a recuperação judicial de produtor rural). Professora universitária e de pós-graduação (ULBRA, FISUL, IMED e SETREM). Mestre em Direito (UFPR). Mestre em Desenvolvimento e Direitos Humanos (UPO). Especialista em Direito Público (ULBRA). Especialista em Direito Tributário (UFGRS).  Membro da Comissão de Recuperação de Empresas da OAB/RS, da Turnaround Management Association (TMA), do Instituto Brasileiro de Direito de Empresa (IBDE) e do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Conselheira da Câmara de Resolução de Conflitos do Centro de Mulheres na Reestruturação Empresarial (CamCMR). Coordenadora do Observatório Brasileiro de Recuperação Extrajudicial (OBRE).

Luis Spinelli

Luis Felipe Spinelli, Sócio Souto Correa Advogados

Mais de 15 anos de experiência nas áreas de direito societário e reestruturação e insolvência, tendo assessorado clientes nacionais e estrangeiros em operações e casos emblemáticos ao longo desse período, além de assuntos de organização patrimonial e sucessória.
Com sólida formação acadêmica, é professor de Direito Empresarial da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e autor de diversos livros e artigos, além de palestrante em eventos da área.

Luiz Fabiano

Luiz Fabiano Saragiotto, Sócio Journey Capital, Presidente do Conselho Administrativo TMA Brasil

Formado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Fabiano foi Diretor do Deutsche Bank, atuando como Head de estruturação e trading de crédito no Brasil e de NPLs para a América Latina, e passou 19 anos no Bank of America Merrill Lynch – entre a equipe de Special Situations Latam, com foco em trading e estruturação de crédito, reestruturação de dívidas e gestão de portfólios de crédito, e as áreas de Corporate e Investment Banking. É também Presidente do Conselho da TMA Brasil (Turnaround Management Association).

Luiz Galeazzi

Luiz Galeazzi, Sócio Galeazzi & Associados

Sócio e CEO da Galeazzi Associados com mais de 25 anos de experiência em gestão de empresas. Na Galeazzi, participou de diversos projetos de melhora de performance, reestruturação, e gestão de crises no Brasil e no exterior. Atuou em empresas de telefonia, energia, saúde, alimentos, indústria automotiva, seguros, varejo, mídia, bancos, entre outras, tendo adquirido experiência em diversas indústrias e segmentos. Participou em processos de: Due Dilligence; PMI (Post Merger Integration); Aquisições e Fusões (M&A); Financial Planning; e Planejamento Estratégico/Orçamentários (Base Zero). Luiz também participou ativamente em processos de recuperações judicial no Brasil e no exterior (tanto do lado do credor como do devedor). Antes de Entrar na Galeazzi Associados, Luiz foi Presidente de empresas na Agroindústria e Factoring.

Rafael Brizola

Rafael Brizola Marques, Sócio Brizola e Japur Administração Judicial

Advogado formado pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS). Especialista em Direito Empresarial pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS). Especialista em Recuperação Judicial de Empresas pelo INSPER/SP. Membro da Comissão Especial de Falência e Recuperação Judicial da OAB/RS.
 
 

Renata Fabris

Renata Fabris, Sócia Sentinela AJ e Figueiredo, Oliveira & fabris Associados.

Graduação: Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Ritter dos Reis em 2004/2. Pós-graduada em processo civil pelo Centro Universitário Ritter dos Reis em 2010/1. LLM em Direito Empresarial junto a Fundação Getúlio Vargas/ Decision Business School conveniada, em 2018. Certificada pelo TMA a (Turnaround Management Association) em curso de Administrador Judicial.

Roberto Martins

Roberto M. Martins, Sócio Fundador da Tarvos Partners

CEO da Tarvos Partners. Atuação na estruturação de investimentos em empresas e ativos em situações especiais. Especialista em Direito Tributário, Financeiro e Econômico pela UFRGS e Pós Graduado em Direito Empresarial pela PUCRS. Possui, também, extensão em Direito Societário pela Unisinos. Participação das seguintes Entidades e Associações: Presidente da Comissão Especial de Falências e Recuperação Judicial da OAB/RS;Coordenador do Capítulo Sul ( Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) do TMA - Turnaround Management Association do Brasil e compõe o Comitê de Distressed M&A e Workouts da Entidade; Membro Associado do International Association of Restructuring, Insolvency & Bankruptcy Professionals; Membro Associado do Lide - Grupo de Líderes Empresariais;  Membro Fundador do Instituto de Direito de Recuperação de Empresas.