logotipo TMA Brasil
logotipo TMA Brasil
lupa

Pedidos de falência crescem 28,6% em julho

Capa

Previsão é que tendência de alta continue no segundo semestre, afirma a Boa Vista Serviços, responsável pelo estudo.

O número de falências requisitadas em todo País em julho deste ano cresceu 28,6% em relação ao mesmo mês de 2010 e 18% ante junho. No acumulado do ano, até julho, o número de requerimentos de falência aumentou 1,2%. Os dados fazem parte de pesquisa da Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). No caso das falências decretadas, a pesquisa mostra aumento de 57,8% ante julho de 2010 e 36,5% em comparação a junho deste ano. No acumulado do ano, porém, as falências decretadas tiveram queda de 1,7%. A maior parte dos pedidos de falência são oriundos de pequenas e médias empresas.

De acordo com a Boa Vista Serviços, os dados de julho foram influenciados pelas medidas tomadas pelo governo federal no combate à inflação e o aumento da taxa básica de juros (Selic). A previsão no estudo é de que a tendência de alta continue no segundo semestre. "A continuidade de medidas de combate à inflação, com aumentos nas taxas de juros, juntamente com as preocupações dos intermediários financeiros em relação aos efeitos recentes da inadimplência, devem aumentar os custos de financiamento das empresas e restringir a capacidade de pagamento, principalmente para as micro e pequenas empresas, que compõem a maior parcela dos requerimentos", afirma a empresa, em comunicado.

A análise da Boa Vista dá conta de que o aumento no total de falências deve ter continuidade em 2011 por conta da instabilidade das economias norte-americana e europeia e da desconfiança sobre os rumos do crescimento do Brasil. "As recuperações judiciais requeridas continuam apresentando variações negativas sobre os períodos anteriores, mas as recuperações deferidas passaram a apresentar aumentos, tanto nas referências mensais e anuais, como no acumulado do período."

O número de pedidos de recuperação judicial caiu 17,2% ante o mesmo mês de 2010 e 4% em relação a junho deste ano. Por outro lado, as recuperações judiciais deferidas em julho apresentaram crescimento, de 73,3% ante julho de 2010 e de 136,4% em comparação a junho.

Autor: Wladimir D'Andrade

Fonte: http://economia.estadao.com.br (05/08/2011)

Newsletter

Tags

# (1)
#CPR (1)
Case (2)
Coesa (1)
crise (2)
CVC (1)
EUA (1)
Light (6)
MEI (1)
OAS (1)
Outros (27)
Paper (2)
STJ (2)
TJ-SP (1)
TMA (1)
Varejo (2)
Chat on WhatsApp