logotipo TMA Brasil
logotipo TMA Brasil
lupa

Exportadora de café Terra Forte entra com pedido de recuperação judicial

Capa

Empresa tem uma capacidade de embarcar cerca de 2,5 milhões de sacas de café verde por ano, e está entre as cinco maiores participantes do mercado exportador brasileiro.

A Terra Forte, uma das maiores exportadoras de café do Brasil, entrou com pedido de recuperação judicial em uma corte de Campinas (SP), informou nesta quarta-feira (10) o escritório de advocacia que representa a empresa.

Segundo Freire Assis Sakamoto Violante Advogados, a Terra Forte deseja reestruturar R$ 1,1 bilhão em dívidas.

Os advogados também disseram que a exportadora busca levantar com investidores R$ 60 milhões em capital de giro de curto prazo para manter operações.

A Terra Forte é conhecida do mercado internacional de café. Sediada em São João da Boa Vista (SP), a empresa tem instalações em Poços de Caldas (MG), importante área produtora, e Santos (SP), maior porto exportador do produto no Brasil.

Alguns operadores de Londres disseram à agência Reuters nos últimos dias terem ouvido que a Terra Forte enfrentava problemas para cumprir contratos com importadores europeus, o que, segundo eles, foi uma das razões para o movimento de cobertura de vendidos nas últimas sessões do mercado cafeeiro.

A exportadora tem uma capacidade de embarcar cerca de 2,5 milhões de sacas de café verde por ano, e estava entre as cinco maiores participantes do mercado exportador brasileiro.

Uma porta-voz da sede da Terra Forte, em São João da Boa Vista, disse à Reuters nesta quarta-feira que a empresa não comentaria.

O escritório de advocacia que cuida do pedido de recuperação judicial divulgou uma nota curta, na qual afirma que a exportadora estava à procura de suporte financeiro para manter operações, esperando levantar capital de investidores a curto prazo, enquanto tenta renegociar suas grandes dívidas.

"Num segundo momento, com a conclusão da reestruturação, o objetivo do Grupo Terra Forte é buscar um sócio estratégico no mercado", afirmou a nota.

O pedido de recuperação judicial da Terra Forte vem no momento em que o preço de referência do café arábica, no mercado de Nova York, ronda seus menores níveis em 13 anos, com produtores de todo o mundo reclamando que os valores de venda estão abaixo dos custos de produção.

 

11/04/2019

Autor(a)
Por Reuters

Newsletter

Tags

# (1)
#CPR (1)
Case (2)
Coesa (1)
crise (2)
CVC (1)
EUA (1)
Light (5)
MEI (1)
OAS (1)
Outros (27)
Paper (2)
STJ (2)
TJ-SP (1)
TMA (1)
Varejo (2)
Chat on WhatsApp