logotipo TMA Brasil
logotipo TMA Brasil
lupa

Especialistas debatem as diferenças do processo de recuperação judicial no Brasil e na Holanda

Capa

Especialistas brasileiros e holandeses se reuniram na EMERJ, nesta segunda-feira, 27 de maios para debaterem temas como insolvência e reestruturação. Durante as palestras do evento “Brasil X Holanda” os convidados compararam as legislações dos dois países.

O encontro foi aberto pelo desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, diretor-geral da Escola, que ressaltou a relevância do debate: “Esse é um tema complexo que exige um saber especial, o magistrado precisa ter conhecimentos de natureza econômica. E é um tema importante do ponto de vista estratégico para o Estado do Rio de Janeiro, que atravessa uma crise econômica”.

Os advogados Luís Thomás Alves de Andrade, Frederic Verhoeven, Lucas Kortmann, Márcio Guimarães e Eduardo Takemi Kataoka participaram da mesa de abertura.

O encontro foi dividido em quatro painéis: “General overview of Dutch Insolvency Law”, “The out of Court restructuring in the Dutch Legal System”, International Insolvency Cooperation: general problems and some cases”, The Trustee in Dutch Insonvency Law: powers, functions and its influence in Brazilian Insolvency cases”.

O seminário, além de apresentar o Direito Holandês da Insolvência, como ele funciona e quais as diferenças do processo brasileiro de recuperação judicial, também discutiu os casos e os problemas derivados dessas diferenças de jurisdição.

“A grande dificuldade do Brasil e da Holanda é o fato de que os dois países não têm um sistema de reconhecimento de processos de insolvência no exterior. Aqui no Brasil existem discussões sobre a reforma de Lei de Falências e uma das unanimidades entre os especialistas é a necessidade de inclusão de um capítulo sobre a insolvência internacional”, destacou o advogado Eduardo Takemi Kataoka, professor da UERJ.

Takemi ainda ressaltou a importância de se debater esse tema para o Rio de Janeiro: “Para o estado, é muito importante, porque cada uma das plataformas de petróleo que é utilizada na exploração de petróleo em todo o país pertence a uma subsidiária holandesa”.

Também participaram do evento os juízes Maria Cristina de Brito Lima e Paulo Assed Estefan; e os advogados Gilberto Gornati, Juliana Buchamar, Flávio Galdino, Giuliano Colombo, Fábio Rosas, Samantha Mendes Longo e Marcelo Carpenter.

27/05/2019

 

Newsletter

Tags

# (1)
#CPR (1)
Case (2)
Coesa (1)
crise (2)
CVC (1)
EUA (1)
Light (5)
MEI (1)
OAS (1)
Outros (27)
Paper (2)
STJ (2)
TJ-SP (1)
TMA (1)
Varejo (2)
Chat on WhatsApp