logotipo TMA Brasil
logotipo TMA Brasil
lupa

Empresa em recuperação judicial deve buscar formas de quitar dívida junto ao poder público, determina Justiça do Rio

Capa

Por lei, créditos públicos não se inserem no processo de recuperação judicial

07/08/2023

A 22ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) entendeu, em decisão proferida na quarta-feira (2), que empresas em recuperação judicial devem demonstrar a equalização do passivo fiscal junto ao Estado, seja por meio da apresentação de certidão de regularidade fiscal ou pela adesão a medidas alternativas de pagamento para fins de homologação do plano de recuperação judicial. Em outras palavras, a empresa em recuperação deve buscar maneiras de quitar suas dívidas junto ao poder público.

A informação sobre a decisão judicial foi divulgada nesta quinta-feira (3) pela Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ). Por lei, créditos públicos não se inserem no processo de recuperação judicial.

A 22ª Câmara de Direito Privado julgou recurso (agravo de instrumento) interposto pela PGE-RJ contra uma decisão de primeira instância que dispensou empresa de informática de apresentar a Certidão Negativa de Débito (CND). No recurso, a PGE defendeu a tese de que, ainda que não seja imperativa a apresentação de certidão de regularidade, é necessário que as empresas em recuperação judicial busquem uma forma de equalizar o passivo.

“Exigir a certidão pode ser gravoso para a empresa, mas ela também não pode se financiar em cima do não recolhimento de tributos. Isso é danoso para a concorrência”, justifica Natália Faria de Souza, procuradora-chefe da dívida ativa do Estado do Rio de Janeiro.

Além do parcelamento da dívida, a empresa em recuperação judicial tem a possibilidade de quitar seus débitos com o Estado por meio de um plano de pagamento personalizado, elaborado de acordo com a situação financeira da empresa e seu fluxo de caixa. Por vezes, parcelar o débito de maneira rígida pode inviabilizar a quitação do passivo fiscal com o Estado, reconhece Souza. “Por isso buscamos negociar”, acrescenta ela.

Autor(a)
Valor Econômico

Newsletter

Tags

# (1)
#CPR (1)
Case (2)
Coesa (1)
crise (2)
CVC (1)
EUA (1)
Light (6)
MEI (1)
OAS (1)
Outros (27)
Paper (2)
STJ (2)
TJ-SP (1)
TMA (1)
Varejo (2)
Chat on WhatsApp