André Marques, Sócio Pinheiro Neto Advogados

André Moraes Marques é integrante de Pinheiro Neto Advogados desde 2002 e trabalha no escritório de São Paulo. Atua nas áreas de Recuperação de Empresas e Falências e Contencioso Civil e Comercial. É formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP 2004) e cursou mestrado em Direito (LL.M.) na Columbia Law School (2013). Trabalhou no escritório americano Cleary Gottlieb Steen & Hamilton, em Nova York, entre 2013 e 2014. Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil desde 2005.

Bernardo Bicalho de Alvarenga Mendes

Advogado e Administrador de Empresas. Mestre em Direito Empresarial, Pós-graduado em Gestão Financeira de Empresas e em Direito da Economia e Empresa.

Sócio-fundador de Bernardo Bicalho Advogados, escritório especializado em insolvência judicial. Atuou como consultor jurídico dos Grupos Gerdau, Fiat, Vale e ArcelorMittal.

Professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação. Palestrante da Escola Superior de Advocacia da OAB/MG e do IBC BRASIL - Instituto Brasileiro de Cursos.

Presidente Nacional da Comissão de Falência e Recuperação Judicial do Conselho Federal da OAB.

Bráulio Cunha Ribeiro

Advogado. Mestre em Direito Comercial pela UFMG

Professor de Direito Comercial na Graduação e Pós-Graduação da PUCMINAS.

Joice Ruiz, Sócia Satiro e Ruiz Advogados

Mestre em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo FDUSP (2014). Graduada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo FDUSP, com ênfase em direito empresarial (1993).

Sócia do escritório Satiro e Ruiz Advogados. Administradora Judicial. Vice Presidente do IBAJUD – Instituto Brasileiro de Administração Judicial (2016-2017).

Membro e conselheira do TMA Brasil.

Autora do livro “Administrador Judicial na Recuperação Judicial e na Falência”

Juliana F. Sato, Income Partner Jive Investments

Especialista em Gestão de Carteiras e Cobrança NPL, Juliana desempenhou papel importante na auditoria e classificação da carteira de créditos distressed do Banco Bamerindus, atual Banco Sistema, durante o período em que esteve na Recovery. Atuou na gestão de cobrança dos portfolios Corporate próprios da companhia e de outros clientes, tais como Banco BTG Pactual e Banco Pan. Possui experiência em due dilligence, precificação e avaliação de créditos distressed Corporate. Já atuou em departamento jurídicos de instituição financeira e empresas multinacionais. Na Jive, lidera a equipe de recuperação de créditos Corporate NPL. Juliana é advogada, com Pós-Graduação em Processo Civil e em Direito Empresarial pela FGV, além de extensões executivas em administração e finanças pela University of La Verne, The Wharton School e Insper, bem como direito falimentar comparado pela University of Oxford

Luiz Gustavo Bacelar

Professor do curso de Turnaround de Empresas: Da Restruturação e Recuperação do Insper. Especialista em Direito Empresarial pela Universidade Mackenzie. Advogado especializado na área jurídica empresarial desde 2003, focada da reestruturação empresarial (turnaround), direito falimentar, bancário, contencioso cível e empresarial, tendo atuado em mais de 126 (centos e vinte e seis) casos de recuperação judicial desde a promulgação da lei. Membro do Comitê de Cursos e Eventos da Turnaround Management Association Brasil (TMA Brasil), da International Association of Restructuring, Insolvency & Bankruptcy Professionals (Insol). Autor de diversos artigos jurídicos sobre recuperação judicial e restruturação empresarial, publicados em periódicos especializados, tendo, ainda, participado e organizado diversas palestras e seminários na área, inclusive, na Inglaterra.

Marcelo B. Sacramone, Juíz da 2ª Vara de Falência e Recuperação Judicial de SP

Doutor e Mestre em direito comercial pela USP. Mestrando em Direito Comparado na Cumberland Law School, Samford University, EUA. Bacharel em direito pela Universidade de São Paulo. Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de São Paulo, atualmente em exercício na 2ª Vara de Recuperações, Falências e Conflitos Arbitrais da Capital. Professor de direito empresarial da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professor nos cursos de pós-gradução da Escola Paulista da Magistratura (EPM), da Fundação Getúlio Vargas e da Faculdade Autônoma de Direito (FADISP). Autor de livros e artigos jurídicos. 

Marcia Yagui

Deloitte Cargo: Diretora, Restructuring Practice, Brasil. Qualificações: Pós-graduada pela Fundação Getúlio Vargas Pós-graduação em Instituições Financeiras pela Stern School of Business (New York University) Formada em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (1990) Membro fundador e ex-presidente do Turnaround Management Association (TMA) no Brasil. Experiência: Assessoria financeira para credores locais e internacionais, na análise e renegociação dos termos e condições dos contratos, especialmente para os setores de telecom, entretenimento e energia. Assessoria a companhias na identificação de opções de saída e na negociação de planos de reestruturação. Desenvolvimento de diversos planos de reestruturação de acordo com a nova lei de falências. Operações estruturadas: modelagem de Fundos imobiliários, emissão de CRIs e assessoria em processos de IPO. Vas experiência em modelagem financeira e avaliações de empresas. Setores de Experiência: Indústrias: Automobilística; Textil; Alimentos e Bebidas Agronegócioas: Cana-de-açucar Serviços: Instituições financeiras; Energia; Entretenimento;Varejo; Transporte e Telecomunicação

Maria Celeste Morais Guimarães

Professora Doutora Maria Celeste Morais Guimarães,  graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982), em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1981) e em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1982).

É mestre em Direito Comercial pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e doutora em Direito Empresarial pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011).

Atualmente é presidente da Comissão de Direito Societário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG); é membro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), do International Association of Restructuring, Insolvency & Bankruptcy Professionals (INSOL), do Instituto Brasileiro de Estudos de Recuperação de Empresas (IBR), do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial (IBRADEMP), do Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG) e do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA-MG).

Exerceu o cargo de Auditora Geral do Estado de Minas Gerais entre 2003 e 2010 e o de Diretora Jurídica da Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG de 2011 a 2015. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Empresarial, atuando principalmente nos seguintes temas: Recuperação Judicial de Empresas, Falências, Direito Societário e Governança Corporativa.

Renato Mange, Sócio Renato Mange Advogados Associados

Sócio Fundador. Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 1974. Inscrito na OAB/SP sob n.º 35.585. Ex-Presidente da Associação dos Advogados de São Paulo-AASP (1995/96). Especializado há mais de 40 anos em direito falimentar. Consultor jurídico de instituições financeiras. Membro de Comissões examinadoras do Projeto da Lei de Falências e Recuperações (Lei 11.101/05) constituídas pela Ordem dos Advogados do Brasil-SP e Instituto dos Advogados de São Paulo. Ministra aulas e palestras sobre Recuperação Judicial, Extrajudicial e Falência em diversas entidades públicas e privadas. Sua atuação foi destacada pela “Chambers & Partners - Latin America” como referência na área. Indicado como “leading lawyer” pela “Legal 500 – Latin America”.

Rodrigo Kaysserlian

Rodrigo Kaysserlian é membro da International Bar Association – IBA, e mestrando em Viena, Áustria, na Academia Internacional de Combate à Corrupção (“International Academy Against Corruption - IACA”), mantida pelas Nações Unidas.  É sócio do escritório Krikor Kaysserlian Advogados Associados, atuando fortemente em processos transnacionais de recuperação de ativos desviados por fraude e/ou corrupção. Fundador do Instituto Brasileiro de Rastreamento de Ativos – IBRA, que tem como foco aprimoramento das melhores práticas com relação à atividade de rastreamento de ativos, com foco nos eventos relacionados à fraude e corrupção.

Sérgio Mourão Corrêa Lima

Graduado e Doutor pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, alem de pós-graduado em Comércio Exterior pela UNA; também é pós-doutor pela Universidade de Alcalá de Henares, na Espanha. Foi professor de Direito Internacional da Faculdade de Direito Milton Campos e indicado pelo Governo do Brasil como expert para o mecanismo de solução de controvérsias do Mercosul; Presidente do Comitê de Direito de Empresa na IV e V Jornadas de Direito Civil promovidas pelo CJF - Conselho da Justiça Federal, além de professor visitante no Departamento de Direito Mercantil da Universidade de Valência, na Espanha. Atualmente é professor adjunto de Direito Empresarial da Universidade Federal de Minas Gerais; professor convidado do curso de especialização em direito societário da FGV-Rio; e advogado sócio do escritório Osmar Brina Corrêa Lima - Advogados Associados. Sérgio Mourão Corrêa Lima também fundou a disciplina e criou grupo de estudos sobre "Análise Jurídica da Economia" (www.analisejuridicadaeconomia.com).

Tiago Lopes, Sócio Souza Cescon

Tiago Lopes é sócio das áreas Contencioso e Reestruturação e Recuperação de Empresas do Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados. Tem sido frequentemente indicado como um dos principais advogados no Brasil pela The Legal 500.

Representa empresas de setores variados, fundos de investimentos e instituições financeiras na área contenciosa e consultiva. Representa clientes em litígios comerciais, ambientais e de recuperação de crédito, e análise de créditos decorrentes de ações judiciais.

Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e Especialista em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC).

Tiago é membro do Turnaround Management Association (TMA), do International Association of Restructuring (INSOL), Insolvency & Bankruptcy Professionals e Membro da Associação dos Advogados de São Paulo.