Bruno Chiaradia, Sócio Bernardi & Schnapp Advogados

Bruno é o sócio responsável pela área de Recuperação de Empresas e Falência do escritório. Possui ampla experiência em recuperações judiciais, extrajudiciais e falências, assessorando credores, principalmente instituições financeiras. Iniciou sua atuação em casos sob a égide da Lei nº 11.101/05, com o assessoramento de empresas aéreas estrangeiras integrantes da Star Alliance na recuperação judicial da Varig.

Defendeu, com sucesso, “leading case” sobre contratos não sujeitos ao processo de recuperação judicial perante o Superior Tribunal de Justiça, publicamente divulgado.

No âmbito do contencioso cível, atua com ênfase em casos complexos e estratégicos. Assessorou empresas multinacionais em processos indenizatórios de responsabilidade por produtos (“product liability”), acidentes aéreos de voos comerciais e particulares, bem como acidentes industriais. Atua também em litígios sobre as mais variadas divergências comerciais, com ênfase em casos de inadimplemento de contratos junto a instituições financeiras e financiadoras estrangeiras, por meio de ações para recuperação de créditos relevantes e de bens ofertados em garantia fiduciária e operações de “leasing”, tais como aeronaves, imóveis e maquinários de grande porte.

Indicado na publicação The Legal 500 (seção “Bankruptcy and Restructuring”) de 2013, 2014, 2015 e 2016.

Eduardo Mattar, Sócio Pinheiro Guimarães Advogados

Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, é sócio de Pinheiro Guimarães Advogados, responsável pela área contenciosa do escritório de São Paulo. Atua em disputas societárias e relacionadas ao mercado financeiro e de capitais, bem como representa credores e comitês de credores em reestruturações de dívidas, recuperações judiciais e falências.

Ivo Waisberg, Sócio Thomaz Bastos, Waisberg, Kurzweil Advogados (TWK) *

Atua na área de reestruturação de dívidas, insolvência e contencioso empresarial há mais de 10 anos, nas principais recuperações judiciais do país, inclusive na assessoria a investidores e vendedores nas negociações de ativos por empresas em crise.

Possui 20 anos de experiência em direito comercial, societário, bancário, concorrencial e contratual e assessorou grandes empresas e bancos em vários setores de interesse, como grandes operações de financiamento, fusões e aquisições, reestruturações societárias, agronegócios, dentre outros. Atua, também, no contencioso estratégico relacionado a tais áreas. Atuou em diversos litígios e negociações de alta complexidade.

Além disso, dedica-se a arbitragens comerciais e societárias, como patrono das partes e como árbitro, integrando a lista de árbitros da Câmara de Arbitragem do Mercado – CAM BMF&Bovespa, entre outras.

Foi listado diversas vezes como um dos principais advogados atuantes em áreas relacionadas ao direito comercial, inclusive na área de direito falimentar e reestruturação de dívidas, por renomadas publicações internacionais, como Latin Lawyer, Legal 500 e Chambers Latin America.

É professor de direito comercial da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em cursos de graduação e pós-graduação. É professor convidado em cursos de direito empresarial organizados pelo GVLaw.

Graduou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Obteve os títulos de Mestre em Direito Comercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2001, Master of Laws – LLM em Regulação Econômica e Concorrencial pela New York University em 2003, Doutor em Direito das Relações Econômicas Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2005 e Livre Docente em Direito Comercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2015.

Luiz Galeazzi, Sócio Galeazzi & Associados

Diretor Executivo e Sócio desde 2001 da Galeazzi Associados com mais de 25 anos de experiência em gestão de empresas. Na Galeazzi, participou de diversos projetos de melhora de performance, reestruturação, e gestão de crises no Brasil e no exterior. Tendo adquirido experiência em diversas industrias e segmentos, atuou em empresas de telefonia, energia, saúde, alimentos, indústria automotiva, seguros, varejo, mídia, bancos, entre outras. Participou em processos de: Due Dilligence; PMI (Post Merger Integration); Aquisições e Fusões (M&A); Financial Planning; e Planejamento Estratégico / Orçamentários (Base Zero). Luiz também participou ativamente em processos de recuperações judicial no Brasil e no exterior (tanto do lado do credor como do devedor). Antes de Entrar na Galeazzi Associados Luiz foi Presidente de empresas na Agroindústria e Factoring. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas-SP.

Marcelo Sacramone, Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de São Paulo, atualmente em exercício na 2ª Vara de Recuperações, Falências e Conflitos Arbitrais da Capital

Doutor e Mestre em Direito Comercial pela USP. Mestrando em Direito Comparado na Cumberland Law School, Samford University, EUA. Bacharel em Direito pela USP. Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de São Paulo, atualmente em exercício na 2ª Vara de Recuperações, Falências e Conflitos Arbitrais da Capital. Professor de Direito Empresarial da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professor nos cursos de pós-gradução da Escola Paulista da Magistratura (EPM), da Fundação Getulio Vargas e da Faculdade Autônoma de Direito (FADISP). Autor de livros e artigos jurídicos.

Salvatore Milanese, Sócio Pantálica Partners

Sócio sênior fundador da Pantalica Partners, com mais de 24 anos de experiência nas áreas de turnaround/reestruturação de empresa, transações envolvendo ativos especiais e investimentos em carteiras de créditos inadimplidos.

Antes de fundar a Pantalica, por mais de 12 anos Salvatore liderou e consolidou a área de Restructuring na KPMG Brasil, trabalhando em processos fora e dentro do contexto de procedimentos concursais, além de transações envolvendo ativos especiais, tendo atuado na área de reestruturação também na América Latina. Foi também líder de vários projetos de reestruturação e recuperação de empresas em vários setores e ainda em transações envolvendo compra/venda de carteiras de créditos inadimplidos;

Graduado em Banking Finance na Universidade de Messina-Italia; MBA em Banking and Finance no CUOA-Vicenza (1997); Curso para executivos sobre Liderança e Gestão na Fundação Dom Cabral-Brasil (2010/2011); curso em Administração e Controladoria de Bancos na Universidade Bocconi Italia; vários cursos em Turnaround, Financial and Operational Restructuring, Crises Cash Management pela KPMG;

Salvatore iniciou sua carreira na corretora de valores Bayerische Private Bankers; atuou também na agência de classificação de riscos Italrating SpA/Duff and Phelps Credit Rating e na Banca Commerciale Italiana SpA, nas áreas de M&A e Finanças, onde ampliou sua experiência em transações internacionais na Europa e na América Latina. Na KPMG, permaneceu por 12 anos desde 2002, tendo atuado na área de Restructuring para o Brasil e América Latina.

Salvatore presidiu a TMA Brasil Turnaround Management Association do Brasil (2010 a 2012), da qual permanece membro;