João Pedro Scalzilli, Sócio Scalzilli Advogados

Doutor em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Direito Privado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor de Direito Empresarial da PUCRS. Advogado. Administrador judicial. Possui formação complementar em Reestruturação e Recuperação de Empresas (INSPER / TMA, São Paulo) e em Finanças Empresariais (INSPER, São Paulo). É também especialista em Direito Empresarial (UFRGS). Atua em Direito Empresarial, especialmente com recuperação de empresas e com direito societário. Membro dos seguintes institutos dedicados ao estudo da reestruturação empresarial: Instituto Brasileiro de Estudos de Recuperação de Empresas (“IBR”), com sede em São Paulo/Brasil; Turnaround Management Association (“TMA”), com sede em Chicago/EUA; International Association of Restructuring, Insolvency & Bankruptcy Professionals (“INSOL”), com sede em Londres/Inglaterra. 
 
http://www.scalzilli.com.br/

 

Renato Scardoa, Sócio Franco | Advogados

Sócio responsável pelas áreas de Estruturação de Negócios e Reestruturação de Empresas da unidade de São Paulo, com grande ênfase para Inovação, Tecnologia, Fintechs, e operações de Corporate Venture Capital, Renato Scardoa teve experiência em escritórios de advocacia de grande porte, bem como em departamento jurídico de empresas multinacionais, incluindo atuação na Califórnia como International Legal Counsel em empresa multinacional americana. Tem destacada atuação na estruturação e implantação de operação de empresas estrangeiras no Brasil além da coordenação de processos de fusões e aquisições, operações de corporate venture capital e private equity, auxiliando fundos de investimento, corporate ventures e startups em rodadas de captação Séries A, B e C, bem como na assessoria em reestruturação e recuperação de empresas.

Renato Scardoa é o sócio responsável pela liderança do Latam Desk e do Spanish Desk de Franco | Advogados.

Professor de Direito Comercial da USJT, coordenador da Comissão de Direito Falimentar do IBRADEMP, membro do Comitê de Reforma da Lei de Recuperação Judicial e Falências do TMA e Membro do Grupo de Trabalho do Comitê Temático de Racionalização da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia.

É autor do livro “A Obrigação de Melhores Esforços: Uma análise à luz do direito anglo-saxão e sua aplicação no Brasil” além de diversos artigos.

 

http://www.francoadv.com/index.php

Domingos Refinetti, Sócio WZ Advogados

Domingos atua na área de resolução de disputas, com atuação em ações judiciais, processos administrativos e arbitragens, com especial enfoque na prevenção de litígios e na consultoria cível, comercial, empresarial, contratual e consumerista, ao direito contencioso aeronáutico.

Ele também é reconhecido em falência, recuperação judicial e extrajudicial de empresas. Ele é coautor do livro Lavagem de Dinheiro e Recuperação de Ativos: Brasil, Nigéria, Reino Unido e Suíça.

Membro de Ordem dos Advogados do Brasil, International Bar Association, da Turnaround Management Association do Brasil e IBR – Instituto Brasileiro de Estudos de Recuperação de Empresas.
 

Área  de Atuação:   Arbitragem; Contencioso Cível; Recuperação Judicial e Prevenção de Litígios.

Especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (CEAG-FGV) – 1991
Bacharel em Direito, Universidade de são Paulo (USP), 1976

www.likendin.com\in\domingosrefinetti
 

Exmo. Dr. João Oliveira Rodrigues Filho, Juiz da 1ª Vara de Falências, Recuperações Judiciais e Arbitragem de Capital/SP

Juiz de Direito em exercício na 01ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais desde fevereiro de 2016

Especialista em Direito Empresarial pela EPM - Escola Paulista da Magistratura

Professor do curso de pós graduação em falências e recuperações judiciais da FADISP

Palestrante e conferencista  

Francisco Satiro, Sócio Francisco Satiro Advogados

Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor doutor da Faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco), onde leciona em nível de graduação e pós graduação, e professor visitante da LUISS Guido Carli de Roma (2015). Membro do conselho editorial da Revista de Direito Mercantil Industrial, Econômico e Financeiro (0102-8049). Entre 2009 e 2010, foi professor de "Capital Markets Regulation" no "Centre for Transnational Legal Studies" (CTLS) em Londres, coordenado pela Universidade de Georgetown (EUA) e ligado ao King's College da Universidade de Londres. Membro titular do Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional desde 2011. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Empresarial atuando principalmente nos seguintes temas: falência, recuperação de empresas, mercado de capitais, e sociedades anônimas.

Jader Lemos Neto, Sócio Aurélio Gouveia Advocacia

. Especialista em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas;
. Ex-presidente do Conselho de Administração da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco;
. Presidente da Comissão de Direito Comercial do Instituto dos Advogados de Pernambuco;
. Secretário da Comissão de Direito Empresarial da OAB/PE;
. Membro da Comissão de Recuperação Judicial e Falência da OAB/PE;
. Membro do Quadro de Árbitros e Mediadores do Centro de Mediação e Arbitragem de Pernambuco; e
. Sócio do Escritório Aurélio Gouveia Advocacia.
 

Leonardo Dias, Sócio ASBZ Advogados

Com experiência nas áreas de Direito Societário, Mercado de Capitais, Governança Corporativa, Contratos Empresariais, Falências e Recuperações Judiciais, Contencioso Empresarial, Agronegócio, Direito Tributário, Direito Administrativo e Finanças Corporativas, atua na recuperação litigiosa ou amigável de créditos, em processos de recuperação judicial, extrajudicial, falência e reestruturação de empresas. É professor convidado de cursos de pós-graduação, palestrante em congressos sobre Direito Empresarial e autor do Livro “Financiamento na Recuperação Judicial e na Falência”. Associado do Instituto Brasileiro de Estudos de Recuperação de Empresas (IBR), da INSOL International e do TMA Brasil.

Luis Spinelli, Sócio Souto Correa Advogados

Advogado com experiência nas áreas de direito societário e reestruturação e insolvência. Realizou estágio Pós-Doutoral no Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht. É também Doutor em Direito Comercial pela USP e Mestre em Direito Privado pela UFRGS. É professor de Direito Empresarial da Faculdade de Direito da UFRGS e autor de diversos livros e artigos, além de ser palestrante em eventos da área. Tem sido destacado em guias como o The Legal 500/Latin America, Leaders League e Análise Advocacia 500.

Luiz Fernando de Paiva, Sócio Pinheiro Neto Advogados

Integrou a Comissão Interministerial que deu redação final à Nova Lei de Recuperação de Empresas e Falências; palestrante e autor de diversos artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e exterior sobre Direito Falimentar. Recomendado pela publicações Chambers & Partners, Who's Who Legal, Expert Guides, e outras na área de Falência e Recuperação de Empresas.

http://www.pinheironeto.com.br/profissionais/luiz-fernando-valente-de-paiva

Marcelo Sacramone, Juiz 2ª Vara de Recuperação Judicial e Falência de SP

Doutor e Mestre em direito comercial pela USP. Mestrando em Direito Comparado na Cumberland Law School, Samford University, EUA. Bacharel em direito pela Universidade de São Paulo. Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de São Paulo, atualmente em exercício na 2ª Vara de Recuperações, Falências e Conflitos Arbitrais da Capital. Professor de direito empresarial da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professor nos cursos de pós-gradução da Escola Paulista da Magistratura (EPM), da Fundação Getúlio Vargas e da Faculdade Autônoma de Direito (FADISP). Autor de livros e artigos jurídicos. 

Paulo Campana, Sócio Cascione Pulino Boulos Advogados

Paulo Fernando Campana Filho é o sócio responsável pela área de Insolvência e Reestruturação do escritório, com destaque em reestruturação de empresas, em operações e contratos envolvendo alto grau de endividamento, e na representação de clientes em processos de recuperação judicial, recuperação extrajudicial e falência. Paulo tem ampla experiência em assuntos relacionados à insolvência, tendo assessorado clientes, tanto credores, quanto devedores e investidores, na reestruturação de dívidas, investimentos e aquisição de ativos de companhias em crise financeiras, incluindo atuação em alguns dos maiores casos no Brasil. Também participou de grupos de pesquisa na USP, tendo desenvolvido amplo trabalho acadêmico voltado à insolvência transnacional. Membro fundador do capítulo brasileiro da Turnaround Management Association (TMA Brasil), Paulo também é membro da Intenational Association of Restructuring, Insolvency & Bankruptcy (INSOL) e participou do Programa NextGen do International Insolvency Institute (III) e da National Conference of Bankruptcy Judges (NCBJ).

 

 

Rodrigo Tellechea, Sócio Souto Correa Advogados

Rodrigo Tellechea atua nas áreas de direito societário, arbitragem, reestruturação e insolvência, tanto no consultivo quanto no contencioso. É Doutor em Direito Comercial pela USP, especialista em Liderança e Negócios pela McDonough School of Business (Georgetown University) e em Direito Empresarial pela UFRGS. É associado honorário do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), do qual foi Presidente na Gestão 2016/2017, quando liderou a organização do 30ª Fórum da Liberdade. É autor de livros e artigos, além de professor em cursos de pós-graduação. É palestrante em diversos eventos de sua área de conhecimento.

Thais Vasconsellos de Sá, Sócia Sergio Bermudes Advogados

Trabalha em grandes recuperações judiciais, inclusive o primeiro caso envolvendo o processamento da recuperação de sociedades estrangeiras perante tribunais brasileiros. Atua também em diversas arbitragens de relevo, envolvendo questões de construção civil e energia, além do maior caso ambiental dos tribunais brasileiros na história recente.

Thomas Felsberg, Sócio Felsberg Advogados

Thomas Benes Felsberg é o sócio fundador do Felsberg Advogados e referência mundial na área de falência e recuperação de empresas. Reconhecido por publicações como Latin Lawyer, Chambers, Legal 500 e Leaders League como um dos advogados líderes de insolvência no Brasil, participou dos comitês responsáveis pela elaboração da atual Lei de Falências e Recuperação de empresas. 

É o primeiro latino-americano a conquistar o GRR Lifetime Award, por seu trabalho no setor de insolvência e reestruturação de empresas no Brasil e no exterior, recebida em Junho 2019.
 

 

Washington Pimentel Jr, Sócio Ayres, Catelino, Pimentel, Soares Advogados

Advogado, Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Estácio de Sá, Cursou as Pós-Graduações em Direito e Processo do Trabalho (2011-2012), Direito Processual Civil (2012-2013) e Direito Tributário (2013- 2014) pela Fundação Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (2014-2015), Habilitação Executiva em Reestruturação Empresarial com ênfase em Fusões, Aquisições, Recuperação Judicial e Extrajudicial pelo INSPER, L.LM. em Direito Societário pelo INSPER em curso (2016-2018). Professor de Ciências Políticas, Direito Financeiro e Tributário da Faculdade Batista Brasileira (2012-2016). Autor de pareceres e artigos públicos em jornais e revistas especializadas. ​Possui larga experiência em reestruturação de dívida, gestão de ativos em distressed​, M&A e reorganizações societárias com foco em soluções para endividamento.