logotipo TMA Brasil
logotipo TMA Brasil
lupa

Takata deverá pedir recuperação judicial ainda este mês

Capa

Empresa ficou conhecida pelo episódio dos “Airbags Mortais”.

A empresa que foi responsabilizada pelo maior movimento de recall da história da indústria automotiva e também acusada formalmente de ser a culpada pela morte de pessoas ao redor do mundo está se preparando para pedir recuperação judicial ainda este mês. A Takata, que se tornou conhecida no mundo pelo episódio batizado pela imprensa de “airbags mortais” está trabalhando para conseguir um acordo preliminar.

Fontes próximas da empresa concederam algumas entrevistas recentemente e acabaram dando algumas pistas de como essa empresa deverá enfrentar os diversos processos que ela está enfrentando. Nos bastidores, a companhia está tentando fazer de tudo para conseguir o apoio financeiro de outra fabricante de autopeças.

O prejuízo que está sendo enfrentado pela Takata em função de todos os problemas causados em virtude das falhas no funcionamento dos airbags é bilionário. Um defeito de fabricação em série faz com que pedaços metálicos do dispositivo acabem sendo arremessados contra o rosto das pessoas dentro dos veículos quando eles eram acionados. Como a empresa é fornecedora de praticamente todas as grandes montadoras, o recall acabou sendo geral.

O acordo da empresa está sendo costurado com a ajuda da empresa norte-americana Key Safety Systems. Além dos bilhões em passivos decorrentes de defeitos em airbags, a empresa também está emaranhada em uma dívida total que chegou aos US$ 850 milhões com as montadoras decorrente de um acordo que já havia sido fechado anteriormente.

Mistério

Oficialmente, a empresa ainda faz bastante mistério sobre os passos que estão sendo seguidos para que este acordo realmente seja formalizado. De fato, todas as informações que estão indo parar na imprensa chegam através de fontes que não querem ser identificadas, pois não estariam autorizadas a falar.

O processo de recuperação judicial que deverá ser anunciado pela companhia em breve deverá começar a ser feito nos Estados Unidos e no Japão ao mesmo tempo.

 

19/06/2017

Autor(a)
A redação

Newsletter

Tags

# (1)
#CPR (1)
Case (2)
Coesa (1)
crise (2)
CVC (1)
EUA (1)
Light (5)
MEI (1)
OAS (1)
Outros (27)
Paper (2)
STJ (2)
TJ-SP (1)
TMA (1)
Varejo (2)
Chat on WhatsApp