logotipo TMA Brasil
logotipo TMA Brasil
lupa

Sobem pedidos de recuperação judicial de grandes empresas

Capa

SÃO PAULO - Atualizada dia 6 de abril às 18h36 para corrigir uma informação: diferentemente do informado, a Engevix não entrou com processo de recuperação judicial. As empreiteiras citadas na Operação Lava-Jato que entraram com pedido neste ano são OAS, Galvão Engenharia e Alumini Engenharia. Abaixo texto corrigido:

Com as dificuldades financeiras enfrentadas pelas empreiteiras com os desdobramentos das investigações da Operação Lava-Jato, o número de pedidos de recuperação judicial subiu 6,7% no primeiro trimestre, em relação a igual período do ano passado. Considerando apenas as empresas de grande porte, com faturamento líquido anual acima de R$ 50 milhões, as requisições aumentaram 30,8% entre janeiro e março, sempre na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pela Serasa Experian.

Nesta semana, a OAS entrou com pedido de recuperação judicial, com inclusão de nove empresas do grupo na solicitação. A empreiteira enfrenta restrições para acesso ao crédito e já apresentava dificuldade de honrar seus compromisso financeiros, assim como outras empresas envolvidas nas investigações de corrupção envolvendo a Petrobras, como Galvão e Alumini Engenharia, que também entraram com pedido de recuperação judicial,

Pedidos de falência

Os pedidos de falência tiveram comportamento mais favorável no primeiro trimestre deste ano, com queda de 16% em relação ao mesmo período do ano passado. Em março, porém, a alta foi de 6,1% na comparação com igual mês de 2014, o que os economistas da Serasa atribuem a maior quantidade de dias úteis do mês em relação a fevereiro, já que o Carnaval neste ano caiu no segundo mês do ano. Além disso, afirmam em nota, as empresas enfrentam “crescentes dificuldades financeiras, tendo em vista o atual quadro econômico recessivo combinado com altas da inflação, dos juros e da taxa de câmbio”.

Os números são apurados em levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos Estados.

Autor(a)
Tainara Machado

Newsletter

Tags

# (1)
#CPR (1)
Case (2)
Coesa (1)
crise (2)
CVC (1)
EUA (1)
Light (5)
MEI (1)
OAS (1)
Outros (27)
Paper (2)
STJ (2)
TJ-SP (1)
TMA (1)
Varejo (2)
Chat on WhatsApp