logotipo TMA Brasil
logotipo TMA Brasil
lupa

Sem concordata, empresas do Grupo Espirito Santo serão liquidadas

Capa

LISBOA - Dois dos ex-controladores do Banco Espírito Santo, instituição financeira portuguesa que foi resgatada pelo governo em agosto, serão liquidadas depois de um tribunal de Luxemburgo ter negado seu pedido de concordata.

A Rioforte Investments SA e sua controladora Espirito Santo International SA, que não conseguiram pagar suas dívidas, pediram proteção contra credores sob a lei de Luxemburgo em julho. A liquidação será efetuada o mais rapidamente possível, informaram as duas empresas em comunicados separados.

"Essas empresas vão fechar," disse Tiago Caiado Guerreiro, advogado especializado em direito comercial e societário e que não está envolvido no caso. "O objetivo do tribunal será vender todos os ativos. Os recursos captados com essas vendas serão usados para pagar os credores."

A decisão é o mais recente passo no desmantelamento daquele que já foi o maior banco de Portugal em valor de mercado. O Banco Espírito Santo foi socorrido em 3 de agosto, depois que os reguladores de mercado ordenaram que a instituição levantasse mais capital, após a descoberta de perdas potenciais em empréstimos a outras empresas do grupo controlado pela mesma família. Os órgãos reguladores estão investigando o colapso do banco.

resgate bancário

O banco central português moveu as operações de captação de depósitos e a maioria dos ativos do Espirito Santo para uma nova empresa, chamada Novo Banco SA. Após o resgate de 4,9 bilhões de euros, o Fundo de Resolução do Banco de Portugal passou a controlar o Novo Banco e o auxílio deve ser reembolsado pela eventual venda da instituição. Credores não preferenciais ficaram com o banco antigo, que não receberá dinheiro do Estado, até que seja fechado.

A Espirito Santo International é controladora integral da Rioforte, que detém 100% do Espírito Santo Irmãos. Essa empresa possui 49% do Espírito Santo Financial Group SA, que tinha participação no Banco Espírito Santo e pediu falência após o seu pedido de proteção contra credores ter sido negado em 3 de outubro.

A Rioforte disse em 10 de outubro que venderia uma participação de 51% na operadora de hospitais Espírito Santo Saúde para a chinesa Fosun Group e, em setembro, concordou em vender a Espírito Santo Viagens para a Springwater. A holding também tem fazendas no Brasil, ativos imobiliários e a rede Tivoli Hotels & Resorts.

Newsletter

Tags

# (1)
#CPR (1)
Case (2)
Coesa (1)
crise (2)
CVC (1)
EUA (1)
Light (5)
MEI (1)
OAS (1)
Outros (27)
Paper (2)
STJ (2)
TJ-SP (1)
TMA (1)
Varejo (2)
Chat on WhatsApp