logotipo TMA Brasil
logotipo TMA Brasil
lupa

Credores minoritários acusam OGX de violar plano

Capa

Um grupo de credores minoritários da OGX, liderado pelo fundo Autonomy Master Fund Limited, avalia entrar na Justiça para contestar a capitalização que viabilizou a conversão de R$ 13,8 bilhões de dívidas da OGX em capital. Uma nova disputa judicial pode colocar em xeque o plano de recuperação do Grupo OGX (OGPar, OGX e OGX Áustria GmbHa), que fixa prazo até hoje para que a petroleira conclua o aumento de capital.

Credores se reuniram em assembleia na sexta-feira, no Rio. Nos bastidores, comentava-se que representantes dos minoritários contestaram os advogados da OGX numa discussão "acalorada". "Com a aprovação da operação de capitalização [na quinta-feira], a assembleia de hoje [sexta-feira] perdeu sua finalidade. Não houve deliberação. Só serviu para confirmar o aumento de capital de ontem", disse o advogado Flávio Ulian, do escritório Fratti/Ulian, que representa Marcelo Alves de Oliveira, um dos bondholders da OGX, presente na assembleia.

Com cerca de US$ 300 milhões de dívidas a receber, o grupo entende que o aumento de capital não poderia ter sido aprovado pelos acionistas da empresa antes do encerramento dos questionamentos aos procedimentos do plano em tramitação na Justiça. "A OGX está simplesmente ignorando uma decisão judicial. As cláusulas do plano são bem claras ao condicionar o aumento do capital de ontem [quinta-feira] à conclusão da 2ª série do empréstimo DIP. E o financiamento está suspenso pela Justiça", disse o advogado Felipe Galea, do escritório BM&A, que representa o grupo de minoritários, composto de cerca de 20 credores.

Autor(a)
André Ramalho

Newsletter

Tags

# (1)
#CPR (1)
Case (2)
Coesa (1)
crise (2)
CVC (1)
EUA (1)
Light (6)
MEI (1)
OAS (1)
Outros (27)
Paper (2)
STJ (2)
TJ-SP (1)
TMA (1)
Varejo (2)
Chat on WhatsApp