logotipo TMA Brasil
logotipo TMA Brasil
lupa

Após 2 anos, Mataboi protocola na Justiça fim da recuperação judicial

Capa

Pouco mais de dois anos após a homologação da recuperação judicial, a empresa de carne bovina Mataboi Alimentos informou ter protocolado nesta segunda-feira (14/4) na 1ª Vara Cível da Comarca de Araguari-MG o pedido de encerramento do processo. Segundo a empresa, em nota, a decisão é justificada pelo "cumprimento das obrigações assumidas no plano para os primeiros dois anos, conforme previsto na legislação vigente".

Com dívidas de cerca de R$ 400 milhões, o Mataboi anunciou seu pedido de recuperação judicial em 29 de março de 2011, mas um pouco antes, no dia 21 de março, suspendeu os pagamentos a pecuaristas. O frigorífico teve seu processo de recuperação judicial homologado em 6 de abril de 2011. O Mataboi, assim como outros do setor, como Independência, Margen, Quatro Marcos, Mercosul, Arantes, Frialto, Frigol, entre outros, entrou em crise quando a crise econômica mundial atingiu a demanda por proteína em mercados relevantes, como Estados Unidos e Europa.

A empresa realizou várias reuniões com pecuaristas, demitiu funcionários, encerrou operações de algumas fábricas. Em assembleia realizada em 13 de dezembro de 2011, a maioria dos credores aprovou o plano de recuperação judicial que previa o pagamento aos credores em até dois anos e o mesmo foi homologado pela Justiça em 27 de fevereiro de 2012. O plano de recuperação da empresa foi desenvolvido pela Erimar Administração e Consultoria de Empresas S/S Ltda. e o administrador judicial do caso foi o advogado dr. Fernando José Ramos Borges, da Fernando Borges - Administração, Participações e Desenvolvimento de Negócios Ltda.

Com o ciclo da pecuária nacional favorável às empresas desde o ano passado, a companhia teve fôlego para cumprir suas obrigações e retomar atividades e até as vendas externas. Na lista das 250 maiores exportadoras do País divulgada anualmente pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), o Mataboi figurou no 134º lugar, com US$ 268,772 milhões em receita cambial em 2013. Conforme informações da página da internet da companhia, o Mataboi, fundado em 1949, possui três unidades produtivas - Araguari/MG (SIF 177), Rondonópolis/MT (SIF 1886) e Santa Fé de Goiás/GO (SIF 4029) - e três Centros de Distribuição (CDs) - Araraquara/SP, Bauru/SP e Brasília/DF.

Newsletter

Tags

# (1)
#CPR (1)
Case (2)
Coesa (1)
crise (2)
CVC (1)
EUA (1)
Light (5)
MEI (1)
OAS (1)
Outros (27)
Paper (2)
STJ (2)
TJ-SP (1)
TMA (1)
Varejo (2)
Chat on WhatsApp