Administração Judicial

No atual cenário de crise econômica, o número de recuperações judiciais e falências tem apresentado um expressivo crescimento, o que torna importante a capacitação e a reciclagem de profissionais que atuam nessa área.

Com efeito, o Administrador Judicial é órgão auxiliar do juiz, exercendo, em cargo de confiança, a fiscalização da recuperação judicial e a representação da massa falida na falência, dentre outras funções elencadas em lei, o que o torna um dos personagens essenciais nestes processos.

Para que possa exercer suas funções com excelência, deverá estar capacitado para o caráter multidisciplinar necessário para atender aos ditames da  Lei de Recuperações de Empresas e Falências.

Cada vez mais são exigidos profissionalismo e proatividade do Administrador Judicial, tanto  no exercício geral de suas funções, como em casos pontuais tais como, a facilitação da negociação e a mediação dos interesses dos devedores e credores na recuperação judicial; a detecção de fraudes e o rastreamento de bens, dentre outros.

O  TMA Brasil desenvolveu o curso de Administração Judicial que tem como objetivo a capacitação e a atualização técnica do Administrador Judicial, para que este possa atuar com profissionalismo, independência e imparcialidade, e atender de forma plena todos os aspectos inerentes de sua função, de acordo com a moderna visão prática e doutrinária.

Destinado a profissionais que desejem treinamento e reciclagem nesta área, com aulas teóricas e práticas, sobretudo nas áreas jurídica e contábil.

Carga horária de 24 horas presenciais, em formato integral nos dias 25, 26, 27/09/2017.

 

Objetivos do curso

  • Análise dos requisitos necessários para a atuação e qualificação do Administrador Judicial
  • Análise dos deveres e direitos do Administrador Judicial
  • Análise contábil e jurídica da situação da empresa em crise e em situação falimentar;
  • Análise das responsabilidades do Administrador Judicial;
  • Discussão de casos polêmicos e atualidades.

 

Pré-Requisitos:

  • Formação superior;
  • Mínimo de 2 (dois) anos de experiência profissional na área de falências ou recuperação de empresas. 

 

Visão Geral do curso

 

Divisão de Módulos

 

I - INTRODUÇÃO

Abertura – O Administrador Judicial sob a ótica da Lei 11.101/05

 

II – O ADMINISTRADOR JUDICIAL

Natureza Jurídica

Nomeação

Requisitos Legais e Impedimentos

Hipóteses de substituição e destituição

Remuneração

 

III - DEVERES E ATRIBUIÇÕES

Deveres e atribuições comuns na Recuperação Judicial e na Falência

Deveres e atribuições específicas na Recuperação Judicial

Deveres e atribuições específicas na Falência

Deveres implícitos do Administrador Judicial

Diagnóstico da situação econômico-financeira da empresa - contabilidade

Responsabilidade do Administrador Judicial

 

IV - CASOS PRÁTICOS

 Simulação de Assembleia de Credores

 Polêmicas e atualidades – mesa redonda

 

Corpo docente*

Com ampla formação acadêmica e vivência em empresas e consultorias nacionais e multinacionais, nossos professores estabelecem pontes consistentes entre teorias e melhores práticas. Envolvidos com a missão de promover uma formação de excelência, produzem estudos relevantes nas suas áreas de atuação.

*O curso pode, ainda, incluir palestrantes adicionais, bem como ocorrer troca de docentes em caso de força maior.

 

Interação aluno/TMA

 

O que oferecemos

O formato de nossas salas promove a interação com o professor e entre os alunos estimulando rica troca de experiências e conhecimentos. O material didático é entregue impresso e também acessível na plataforma digital do site

 

Você é o foco

Nossos cursos são desenhados para estimular sua participação ativa. Os professores facilitam discussões, adaptando-as ao contexto e à realidade dos alunos em sala. Utilizamos recursos pedagógicos para seu engajamento no processo de aprendizado, tais como, simulações e estudos de casos.

 

Aplicabilidade Imediata

Apresentamos práticas mercadológicas atuais, combinando-as com rigor acadêmico, sempre buscando oferecer conteúdo altamente relevante.

Certificado emitido pelo TMA Brasil

 

Sobre a TMA Brasil

A TMA Brasil é representante brasileira da Turnaround Management Association, a mais prestigiosa associação mundial reunindo profissionais envolvidos com recuperação da performance e do valor em empresas e organizações em geral.

Seus membros incluem administradores, gestores, investidores, financiadores, advogados, consultores, contabilistas, assessores, magistrados, administradores judiciais, professores, estudantes e todos os profissionais engajados na geração de valor nos processos de reestruturação, recuperação ou de liquidação de empresas.

Estes profissionais trabalham sob o código de ética da TMA e dedicam parte de seu tempo para desenvolver o tema da gestão da reestruturação e recuperação de empresas que passam por momentos de desafio operacional ou crise financeira. Promovem as melhores práticas por meio de seminários e publicações, capacitando profissionais envolvidos com o turnaround management, e contribuindo para a evolução da prática nos aspectos de gestão, financeiros e legislativos.

A credibilidade da TMA Brasil, reconhecida com o status de OSCIP no Brasil, se fundamenta em 25 anos de experiência internacional, reunindo as melhores empresas e profissionais dedicados à reestruturação e recuperação de empresas.

Para saber mais acesse: www.tmabrasil.org