André Marques

André Moraes Marques é integrante de Pinheiro Neto Advogados desde 2002 e trabalha no escritório de São Paulo. Atua nas áreas de Recuperação de Empresas e Falências e Contencioso Civil e Comercial. É formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP 2004) e cursou mestrado em Direito (LL.M.) na Columbia Law School (2013). Trabalhou no escritório americano Cleary Gottlieb Steen & Hamilton, em Nova York, entre 2013 e 2014. Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil desde 2005.

Beatriz Quintana Novaes, Advogada na Hasson Sayeg Advogados

Advogada, atuação nas áreas de Direito Econômico, Difuso e Recuperação Judicial, Contencioso e Estratégico.

Graduada na Universidade Paulista (UNIP).

Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Especialista em Direito do Consumidor.

Professora de Curso de Pós Graduação em Direito da Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).

Membro do Grupo de Estudos do capitalismo Humanista.

Daniel Cárnio, Juíz da 1ª Vara de Falência e Recuperação Judicial da Comarca de SP

Graduado em direito pela USP, mestre pela FADISP, doutor pela PUC/SP, LLM (em andamento) em direito comparado pela Samford University (EUA), Pós-Doutorando na Universidade de Paris 1 – Pantheon/Sorbonne. Juiz de Direito titular da 1a Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo. Professor e Coordenador da Autumn School da Universidade de Paris 1 – Pantheon/Sorbonne. Membro titular da Academia Paulista de Magistrados e da Academia Paulista de Direito. Autor de diversos livros e artigos publicados no Brasil e no exterior.

Eduardo Seixas, Sócio líder na Administração Judical da Alvarez & Marsal

Sócio líder da Área de Administração Judicial da Alvarez & Marsal no Brasil. É especialista em reestruturação de empresas e em processos de recuperação judicial e falência. Formado em Engenharia de Produção pela UFRJ com MBA Executivo pela IBMEC Business School e cursou Business Studies na University of Westminster em Londres. Ao longo de sua carreira, assessorou diversos acionistas e empresas em diversos projetos no Brasil e Exterior nos mais variados setores, assumindo cargos de gestão como CEO, CRO e CFO, e atuando também como consultor. Presidente do Instituto Brasileiro de Administração Judicial - IBAJUD e Membro do TMA - Turnaround Management Association.

Fabio Rosas

Fabio Rosas é sócio na Cescon Bourriau Advogados, Graduou-se pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1993 e cursou a Academy of American and International Law, organizada pelo The Center for American and International Law, em Dallas, Texas, USA, em 2007. Fábio é membro da Ordem dos Advogados do Brasil, seções de São Paulo e Distrito Federal, da Associação dos Advogados de São Paulo, do Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciais (CEBEPEJ), da International Association of Restructuring, Insolvency & Bankruptcy Professionals (INSOL) e do International Institute of Insolvency. Também, é co-autor do capítulo "Brazil" da obra The International Comparative Legal Guide to: Corporate Recovery and Insolvency 2008. Londres: Global Legal Group Ltd, 2008.

Fabricio Magro, Advogado e Consultor em Direito Recuperacional e Falimentar

Consultor em centenas de processos de recuperação judicial e falência em todo o Brasil, participando ativamente de casos de repercussão nacional. Co-autor do livro "Recuperação de Empresa e Falência - Aspectos práticos e relevantes da Lei 11.101/05" publicado pela editora Quartier Latin em 2013.

Franciso Satiro, Sócio Satiro e Ruiz Advogados

Doutor em direito comercial pela USP; professor de direito comercial da USP e da Direito GV. Pos doutor em Direito empresarial pelo Instituto Max Planck de Hamburgo. Membro titular do Conselho de recursos do Sistema Financeiro Nacional. Advogado em Sao Paulo.

Gabriel de Orleans e Bragança, Sócio Sergio Bermudes Advogados

Gabriel de Orleans e Bragança é bacharel em Direito pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Pós-graduado em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com concentração em Processo Civil e Contratos. Mestre em Direito Comercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. 

Membro Efetivo da Comissão de Estudos Sobre Instituições Financeiras da OAB/SP. Associado ao Instituto dos Advogados de São Paulo – IASP, sendo membro das Comissões de Direito Bancário e Imobiliário. Membro TMA – Brasil (Turnaround Management Association). Membro do IBR - Instituto Brasileiro de Estudos de Recuperação Judicial de Empresas.
 

João de Oliveira Rodrigues Filho

Juíz da 1ª vara de recuperação judicial e falência da camarca de São Paulo

Joice Ruiz, Sócia Satiro e Ruiz Advogados

Mestre em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo FDUSP (2014). Graduada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo FDUSP, com ênfase em direito empresarial (1993).

Sócia do escritório Satiro e Ruiz Advogados. Administradora Judicial. Vice Presidente do IBAJUD – Instituto Brasileiro de Administração Judicial (2016-2017).

Membro e conselheira do TMA Brasil.

Autora do livro “Administrador Judicial na Recuperação Judicial e na Falência”.

 

Luis Augusto Roux Azevedo, Sócio de De Luca, Derenusson, Schuttoff e Azevedo Advogados

Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (1992). Bacharel em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, São Paulo (1993). Especialização em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Especialização em Direito de Mercado de Capitais pela Universidade de São Paulo (2000). Especialização em Finanças Corporativas e Direito do Mercado de Capitais pela Fundação Getúlio Vargas, São Paulo (2002). Mestre em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo – Titulo: A Comutatividade do Contrato de Seguro (2010); The technical reinsurance processes – The Chartered Insurance Institutional (Londres, 2011).

Professor da Escola Fundação para o Ensino do Seguro - Funenseg

PRINCIPAIS ÁREAS DE ATUAÇÃO:

Direito Comercial e Societário; Direito Falimentar e de Recuperação de Empresas; Direito Securitário; Contencioso em Geral e Arbitragem.

PUBLICAÇÕES:

Colaboração: Comentários à Lei de Recuperação de Empresas e Falência, Revista dos Tribunais (2005); Direito Societário Contemporâneo I, Editora Quartier Latin (2009); 10 Anos da Lei de Recuperação de Empresas e Falências, Ed.Quartier Latin (2015).

Referências na Chambers and Partners nas áreas de Insolvência e Reestruturação e Seguros, na Legal 500 em Insolvência e Seguros. 

MEMBRO:

Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo (1993), do Rio de Janeiro (2001) e de Minas Gerais (2015); Membro da Comissão de Modernização do Poder Judiciário da Ordem dos Advogados de São Paulo; Diretor do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados – CESA (2006-2012); Membro da TMA Brasil e da AIDA Brasil

Manoel de Queiroz Pereira Calças

Mestre (2000) e Doutor (2002) em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Magistrado no Egrégio Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo desde 1976. (Câmara Reservada de Direito Empresarial e 29ª Câmara de Direito Privado). Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo no biênio 2018/2019. Corregedor Geral da Justiça do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo no biênio 2016/2017. Professor de Direito Comercial no Curso de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Direito do Largo São Francisco (FADUSP); Professor de Direito Comercial nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP; Professor permanente do Programa de Mestrado em Direito da Universidade Nove de Julho - UNINOVE (Graduação e Especialização) e professor da Faculdade de Direito de Bauru - ITE (Graduação e Especialização); Vice-Diretor da Escola Paulista da Magistratura no biênio 2014/2015; Coordenador Acadêmico da Escola Paulista da Magistratura - EPM no biênio 2014/2015; Professor convidado nos cursos de pós-graduação "lato sensu" da PUC/SP, COGEAE; da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo - FGV-GVLaw; da Escola Paulista da Magistratura - EPM; da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo - ESMP; da Escola Paulista de Direito - EPD. Tem experiência na área de Direito Privado, com ênfase em Direito Comercial, atuando principalmente nos seguintes temas: Empresários e Sociedades Empresárias, Falência e Recuperação de Empresas, Propriedade Industrial e Franquias, Títulos de Crédito e Contratos Empresariais. Membro da Comissão de Juristas da Câmara de Deputados responsável pela análise do Projeto do Novo Código Comercial (PL 1.5752/2011).

Marcelo B. Sacramone, Juíz da 2ª Vara de Falência e Recuperação Judicial de SP

Doutor e Mestre em direito comercial pela USP. Mestrando em Direito Comparado na Cumberland Law School, Samford University, EUA. Bacharel em direito pela Universidade de São Paulo. Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de São Paulo, atualmente em exercício na 2ª Vara de Recuperações, Falências e Conflitos Arbitrais da Capital. Professor de direito empresarial da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professor nos cursos de pós-gradução da Escola Paulista da Magistratura (EPM), da Fundação Getúlio Vargas e da Faculdade Autônoma de Direito (FADISP). Autor de livros e artigos jurídicos. 

Márcio Guimarães, Professor de Direito na FGV/RJ

Professor de Direito Comercial da Graduação e da pós-graduação, atuando como responsável pelo curso Direito Societário e Mercado de Capitais e pelas disciplinas de Direito das Empresas em Dificuldades, Organização Jurídica da Pequena Empresa e Sociedades Empresárias no LLM em Direito do FGV Law Program. Doutor pela Université Toulouse 1 Capitole (Centre de Droit des Affaires). Max Schmidheiny professor da Universidade de Saint Gallen (Suíça). Visiting scholar na Harvard Law School. Acadêmico fundador da ABDC – Academia Brasileira de Direito Civil. Autor de diversos artigos e livros publicados. Foi Assessor Internacional do Gabinete do PGJ entre 2012 e 2017, diretor da FEMPERJ, bem como Conselheiro, Diretor Cultural e Secretário-Geral da AMPERJ; e assessor da presidência da CONAMP. Foi membro do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por dezenove anos, com atuação em Promotoria de Massas Falidas da Capital, por quatorze. Advogado, árbitro e parecerista.

Paulo Furtado de Oliveira Filho

Juiz de Direito Titular da 2a Vara de Falências e Recuperações Judiciais da Comarca da Capital. Coordenador dos Núcleos Regionais da Escola Paulista da Magistratura. 

Renato Mange, Sócio Renato Mange Advogados Associados

Sócio Fundador. Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 1974. Inscrito na OAB/SP sob n.º 35.585. Ex-Presidente da Associação dos Advogados de São Paulo-AASP (1995/96). Especializado há mais de 40 anos em direito falimentar. Consultor jurídico de instituições financeiras. Membro de Comissões examinadoras do Projeto da Lei de Falências e Recuperações (Lei 11.101/05) constituídas pela Ordem dos Advogados do Brasil-SP e Instituto dos Advogados de São Paulo. Ministra aulas e palestras sobre Recuperação Judicial, Extrajudicial e Falência em diversas entidades públicas e privadas. Sua atuação foi destacada pela “Chambers & Partners - Latin America” como referência na área. Indicado como “leading lawyer” pela “Legal 500 – Latin America”.

Rodrigo Kaysserlian

Rodrigo Kaysserlian é membro da International Bar Association – IBA, e mestrando em Viena, Áustria, na Academia Internacional de Combate à Corrupção (“International Academy Against Corruption - IACA”), mantida pelas Nações Unidas.  É sócio do escritório Krikor Kaysserlian Advogados Associados, atuando fortemente em processos transnacionais de recuperação de ativos desviados por fraude e/ou corrupção. Fundador do Instituto Brasileiro de Rastreamento de Ativos – IBRA, que tem como foco aprimoramento das melhores práticas com relação à atividade de rastreamento de ativos, com foco nos eventos relacionados à fraude e corrupção.

Rodrigo Tellechea

Rodrigo Tellechea atua nas áreas de direito societário, arbitragem, reestruturação e insolvência, tanto no consultivo quanto no contencioso. É Doutor em Direito Comercial pela USP, especialista em Liderança e Negócios pela McDonough School of Business (Georgetown University) e em Direito Empresarial pela UFRGS. É associado honorário do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), do qual foi Presidente na Gestão 2016/2017, quando liderou a organização do 30ª Fórum da Liberdade. É autor de livros e artigos, além de professor em cursos de pós-graduação. É palestrante em diversos eventos de sua área de conhecimento.

Sheila Christina Neder Cerezetti

Professora Doutora da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2013). Pós doutorado no European University Institute (2012), Doutora em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo (2009), tendo sido pesquisadora bolsista do Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht e do Centro de Estudos em Direito Falimentar da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, e possui Graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (2005). Pesquisadora bolsista da Alexander von Humboldt Stiftung. Suas pesquisas concentram-se em temas de recuperação de empresas, direito societário, mercado de capitais e ensino jurídico.