Abhi Raval, Sócio, Milbank

Abhilash M. Raval é sócio do escritório do Milbank em Nova Iorque desde 2007 e é membro do departamento de Reestruturações Financeiras.

Possui vasta experiência representando devedores, comitês estatutários e oficiais, credores e demais partes envolvidas em reorganizações e liquidações judiciais e extra judiciais. Os clientes de Abhilash Raval incluem, também, fundos de private equity e fundos de hedge na aquisição do controle de empresas em situação financeira crítica (financial distress), quer seja através de processos de chapter 11 ou de outras transações.  Detém experiência em ampla gama de indústrias e regularmente representa potenciais credores na estruturação de rescue financing de alto risco e em financiamentos DIP e exit com base no chapter 11.

Abhilash Raval é constantemente reconhecido pela Chambers USA por seu trabalho na área de falências e reestruturações, bem como nas áreas de recuperações e negociações (turnaround & workouts), e foi nomeado um dos principais advogados em reestruturações e insolvência pela publicação IFLR 1000.  Ele se formou em direito cum laude pela Harvard Law School em 1997 e em economia summa cum laude pela Dartmouth College em 1994.

Adriano Genis Ghelman, Sócio, Invista FIDIC

Adriano Genis Ghelman: mais de 25 anos de experiência reconhecida no mercado de concessão e gestão de crédito distressed. Antes de fundar a INVISTA FIDC, Adriano atuou como executivo ou sócio em: Banco Nacional, Hannover Fomento, Banco Pactual, REDAsset, BTG Pactual e Banco Panamericano (Gestão BTG).

Claudio Galeazzi, Fundador, Galeazzi & Associados

Claudio Galeazzi é membro do Conselho de Administração do BTG Pactual.

Galeazzi desenvolveu uma sólida carreira em consultoria, reestruturação, recuperação, gestão interina e gestão de diversas empresas na economia real. Foi sênior em diversas empresas, como a Commercial VP of British Petroleum - empresa de mineração no Brasil, além de ter sido CEO das empresas: CECRISA, Cia. Estanifera do Brasil (CESBRA), Vila Romana e VR, Laticineos MOCOCA, ARTEX, LOJAS AMERICANAS, SENDAS e CBD (Grupo Pão de Açúcar), além de ter fundado a empresa Galeazzi Associados.

Foi também, Presidente do Conselho Nacional do SESI (Serviço Social da Indústria), Diretor da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Conselheiro do IEL (Instituto Euvaldo Lodi), Vice-Presidente da ANFAC (Associação Nacional de Factoring) e Diretor do MAM SP (Museu de Arte Moderna de São Paulo). 

Fundador da Galeazzi & Associados.

Diego Faleck, Sócio, Faleck & Associados

Diego Faleck é sócio fundador de Faleck & Associados, o primeiro escritório brasileiro especializado em negociação estratégia, mediação empresarial e desenho de sistemas de resolução de disputas. Faleck tem liderado o mercado em mediações empresariais complexas, nacionais e internacionais e no desenho de sistemas de resolução de disputas para grandes tragédias nacionais e outros contextos organizacionais. Faleck é mestre pela Harvard Law School e doutor em Direito pela USP. Faleck teve posições de destaque no governo federal em matéria de consumidor e defesa da concorrência.

Domingos Refinetti, Sócio, Stocche Forbes Advogados

Domingos atua na área de resolução de disputas, com atuação em ações judiciais, processos administrativos e arbitragens, com especial enfoque na prevenção de litígios e na consultoria cível, comercial, empresarial, contratual e consumerista, ao direito contencioso aeronáutico. Ele também é reconhecido em falência, recuperação judicial e extrajudicial de empresas. Ele é coautor do livro Lavagem de Dinheiro e Recuperação de Ativos: Brasil, Nigéria, Reino Unido e Suíça.

Formação:

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) – 1976. Especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (CEAG-FGV) – 1991. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil, da International Bar Association, da Turnaround Management Association do Brasil e IBR – Instituto Brasileiro de Estudos de Recuperação de Empresas.

Eduardo Augusto Mattar, Sócio, Pinheiro Guimarães Advogados

Eduardo Augusto Mattar é sócio da área de insolvência e reestruturação de dívidas do escritório Pinheiro Guimarães Advogados, mais antigo escritório de direito societário e bancário do Brasil.  Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, é membro da Turnaround Management Association e do IBR Instituto Brasileiro de Estudos de Recuperação de Empresas. Tem ampla experiência na representação de clientes na área de recuperações judiciais e extrajudiciais e falências, atuando principalmente como advogado de comitês ad hoc de bondholders, financiadores em empréstimos "DIP" e aquisição de distressed assets.  É palestrante em conferencias nacionais e internacionais e autor do capítulo brasileiro do International Insolvency Review e do capítulo de insolvência empresarial do livro Brazilian Commercial Law.

Eduardo Munhoz, Sócio, E-munhoz Advogados

Eduardo Secchi Munhoz é Sócio de E. Munhoz Advogados, com atuação em questões societárias e de falência, com especial destaque para disputas societárias (incluindo contencioso judicial e arbitragens), operações complexas de fusões e aquisições, falências e reestruturações de grande porte. É professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Eduardo Takemi Kataoka, Sócio, Galdino & Coelho Advogados

Sócio de GC Advogados. Professor adjunto de Direito Comercial da Uerj. Conselheiro do TMA. Mestre e Doutor em Direito pela Uerj. Autor de diversos livros e artigos. 
 

Eli Loria, Sócio, Loria e Kalansky Advogados

Eli Loria é advogado com forte experiência em Mercado de Capitais.

Eli atuou de 1978 a 2011 na CVM – Comissão de Valores Mobiliários. Foi Superintendente Regional de São Paulo e Superintendente de Relações com Empresas, de 1993 a 1995, responsável pelas áreas de registro de companhias abertas e de outros emissores, bem como pela atualização de suas informações, de reestruturação societária e de registro de distribuição pública de valores mobiliários.

Foi duas vezes diretor da CVM, em 2004 e de 2007 a 2011, atuando em julgamentos de processos administrativos sancionadores, recursos de decisões das áreas operacionais e elaboração de normas.

Eli atuou também como representante da CVM no Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional, no Conselho Nacional de Seguros Privados e no Conselho de Gestão da Previdência Complementar e na Câmara de Recursos.

Autor do livro “Processo Sancionador e Mercado de Capitais, Estudo de Casos e Tendências, Julgamentos da CVM”, Vol I e II.

Graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, em 1976, pós-graduado em Administração pela COPPEAD, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, em 1981. Mestre e Doutor em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo – USP.
 

Exmo. Marcelo Sacramone, Juiz, 2a Vara de Falências, Recuperações e Conflitos Arbitrais da Capital

Possui graduação em DIREITO pela Universidade de São Paulo (2004), mestrado em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo (2007) e doutorado em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professor de direito comercial da Pontifícia Universidade Católica (PUCSP), Professor de direito empresarial na pós graduação lato sensu do IBMEC e Professor da Escola Paulista da Magistratura no curso de pós graduação em direito empresarial. Juiz de direito em exercício na 2a Vara de Falências e Recuperações da Capital.

Fabiana Balducci, Diretora, Credit Suisse

Fabiana Balducci é atualmente Director no Banco Credit Suisse, sendo responsável pela área de restruturação de dívidas no Global Structuring Group. Graduada em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com MBA em Finanças pelo IBMEC, Fabiana possui mais de 20 anos de experiência em bancos e finanças corporativas, onde atuou nas áreas comercial e análise de crédito. Previamente trabalhou na área de Client Coverage no Banco BNP Paribas por 2 anos e Vice President no grupo de Portfolio Management no Bank of America, onde trabalhou por mais de 10 anos.

Fábio Rosas, Sócio, Cescon Barrieu Advogados

Fábio Rosas é sócio das áreas Contencioso e Reestruturação e Recuperação de Empresas do Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados. Tem sido frequentemente indicado como um dos principais advogados no Brasil pela Chambers and Partners, Legal 500 e Latin Lawyer.

Representa clientes nacionais e estrangeiros em casos judiciais, administrativos e arbitragens, consultoria e mediação empresarial. Atua principalmente em discussões relacionadas ao direito societário, contratos e transações empresariais, financiamentos e contratos bancários, representa instituições financeiras, credores, financiadores e investidores em reestruturação de dívidas, recuperação de empresas e em fusões e aquisições de empresas em recuperação.

Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), cursou a Academy of American and International Law em Dallas, EUA, e é Mestrando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Felipe Lollato, Sócio, Lollato Lopes Rangel Ribeiro Advogados

Advogado, inscrito na OAB/SC sob o nº 19.174 e com a OAB/PR sob o nº 87.642 , graduado pela UNC em 2003, pós-graduado pela mesma instituição em Direito Processual Civil (2004) e em Direito Empresarial pela PUC-SP (2005). Possui experiência em Direito Societário, trabalhando desde o início da carreira em constituições, fusões, aquisições e cisões de empresas. Especialista com vasta atuação em processos de recuperação judicial de empresas e reestruturação de passivo. Membro do conselho de administração de várias empresas nos mais diversos segmentos. Ex-Professor Universitário e Professor convidado da Escola Superior da Advocacia da OAB/SC.

Fernando Vieira, Sócio, Head of Sugar - Brazil, ECTP

Head no Brasil da área de Trading de Açúcar e Etanol da Engelhart Commodities Trading Partners (novo nome do BTG Pactual Commodities), tendo trabalhado por mais de 20 anos em empresas do agro-negócio, tais como Copersucar, Cargill, Olam, Guarani. Formado em Administração de empresas na FGV, com Mestrado em Relações Internacionais/Política Economica Internacional na Columbia University.

Helio Novaes, Managing Director, Alvarez & Marsal

Hélio Novaes é Diretor da Alvarez & Marsal Brasil. Com mais de 10 anos de experiência em Banco (no Brasil e no exterior) e 20 anos como Diretor Financeiro (CFO) em grandes empresas.

Ao longo de sua carreira, ele foi responsável por inúmeras transações de levantamento de capital, (IPO), fusões e aquisições (M&A), financiamento de projetos, negócios de finanças comerciais, reestruturação e renegociações, em setores diversificados e empresas.

Antes de se juntar à A & M, o Sr. Novaes era CFO em grandes empresas no Brasil. Ele foi o financeiro e líder administrativo de grandes equipas em setores como commodities, celulose, açúcar e etanol, petroquímica, cosméticos e mídia. Trabalhou para empresas brasileiras na reestruturação de suas operações, processos, estrutura de capital e carteiras de dívida, liderando negociações com bancos, advogados, empresas, conselheiros e investidores.

Na A & M, o Sr. Novaes lidera diferentes iniciativas e atualmente está encarregado da reestruturação de uma grande empresa financeira em nome de um grande operador de infraestrutura, que compreende concessões rodoviárias, porto, aeroporto e outros negócios diversificados.

Sr. Novaes obteve um bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pós-graduação em Finanças pela Fundação Dom Cabral e licenciada em
Gerenciamento Avançado da Insead. Ele é fluente em português, inglês, espanhol e francês. Ele é professor de finanças na Insper e Fundação Dom Cabral e membro dos comitês internos do Instituto Ayrton Senna.
 

Hon. Frank J.C. Newbould, Q.C. (Counsel), Thornton Grout Finnigan LLP

Mr. Newbould was appointed to the Ontario Superior Court of Justice in 2006. Until his retirement on June 1, 2017, he was from 2013 the head of the Commercial List in Toronto, the country’s leading commercial court tasked with hearing a wide variety of complex cases including domestic and cross-border insolvency matters, corporate amalgamations and reorganizations, proceedings for relief under business corporation legislation, and oppression actions. In 2014, he presided over the first cross-border joint trial with the Delaware Bankruptcy Court in the Nortel insolvency litigation involving the allocation of $7.3 billion.

Prior to his appointment, Mr. Newbould was a partner at Borden Ladner Gervais in Toronto with a broad litigation and arbitration counsel practice involving corporate and commercial disputes, banking and insolvency matters, class actions, re-insurance disputes, real estate and estate matters.

Mr. Newbould is counsel to the firm of Thornton Grout Finnigan LLP in Toronto, a panel member of Arbitration Place in Toronto, a member of the London Court of International Arbitration User’s Council, a panel member of the International Centre for Dispute Resolution (ICDR) of the American Arbitration Association, a panel member of the Singapore International Arbitration Centre, a member of the ICC Canada Arbitration Committee, a panel member of P.R.I.M.E. Finance, a member of INSOL International (International Association of Restructuring, Insolvency & Bankruptcy Professionals), a member of the International Insolvency Institute, and a fellow of the American College of Trial Lawyers. He is a director of Firm Capital Mortgage Investment Corporation, a TSX listed company.

As a judge of the Superior Court of Ontario, Justice Newbould released a large number of reported decisions. The following is a short sample of his decisions.

1. Fairfield Sentry Ltd. v PricewaterhouseCoopers LLP, 2017 ONSC 3447

Fairfield Sentry Ltd. was the largest feeder fund to the Madoff business. It claimed damages of $5 billion for auditor’s negligence arising from the Madoff fraud.

2. The Catalyst Capital Group Inc. v West Face Capital Inc., 2016 ONSC 5271

Catalyst Capital claimed damages of several hundreds of million dollars against West Face Capital for alleged misuse of confidential Catalyst information in its acquisition of an interest in Wind Mobile.

3. Re Nortel, 2015 ONSC 2987

A joint hearing was held by the Superior Court of Justice (Commercial List) with the U.S. Bankruptcy Court, a first of its kind, to decide the allocation of $7.3 billion amongst the Canadian, U.S. and EMEA estates of Nortel.

4. U.K. Pension Claimants v Nortel, 2014 ONSC 6973

Claims were made by the UKPC based on the FSD provisions of the U.K. Pensions Act for in excess of $3 billion, a claim of £495.25 million under a guarantee made by Nortel and a claim of $150 million under another guarantee made by NNL.

5. Stetson Oil & Gas Ltd. v. Stifel Nicolaus Canada Inc., 2013 ONSC 1300

Claim for damages for $16 million for breach of a bought deal underwriting agreement.

6. Mandeville et al v. Manufacturers Life Insurance Company, 2012 ONSC 4316

A class action by Bahamian policy holders of Manulife claiming in excess of $80 million for negligence and breach of fiduciary duty resulting from the failure to include them in the demutualization of Manulife.

7. Barclays Bank v. Metcalfe & Mansfield 2011 ONSC 5008

Claim by Barclays for $1.2 billion arising from the collapse of the asset backed commercial paper market in Canada for an alleged breach of an ISDA agrément relating to leveraged synthetic swap credit agreements between the parties.

8. Computershare Trust Co. of Canada v. Crystallex International Corp., [2009] O.J. No. 5435; Computershare Trust Co. of Canada v. Crystallex International Corp.,(No. 2), 2011 ONSC 5748

Noteholders of Crystallex holding US$100 million of bonds twice claimed mandatory redemptions based on the inability of Crystallex to develop a gold mine project in Venezuela as a result of the takeover of the property by the Venezuelan government.

Jayme Lemos, Head de Financial Restructuring, Rabobank Brasil

Jayme Lemos é Head de Financial Restructuring no Rabobank Brasil e especializou-se em restruturação de dívida no segmento agro. Antes de ingressar no Rabobank, Jayme trabalhou em bancos internacionais na área de Risk Management.

Jayme Lemos tem significativa experiência em créditos problemáticos, tanto em soft restructuring quanto em estruturas mais complexas, incluindo recuperações judiciais, litigation, work-outs, monetização de ativos e mercado secundário. 

Sua vasta experiência inclui participação nos seguintes setores:

Açúcar e Álcool
Commodities (tanto na cadeia de produção primária quanto na indústria de transformação)
Desenvolvimento de modelos estatísticos no agronegócio
Construção 

Jayme Lemos é economista, com especialização em Administração Financeira e Turnaround.
 

Judith Toledo Piza Varandas, Sócia, Setter Investimentos

Sócia da Setter Investimentos desde 2010, atuou estes últimos anos como CEO, CFO e Conselheira em diversos projetos de gestão da SETTER, com expressiva criação de valor aos clientes, além de participação ativa em operações de fusões e aquisições e em projetos de planejamento estratégico.

Judith Varandas possui mais de cinco anos de experiência na área de Private Equity, tendo trabalhado no Pátria Investimentos com monitoramento das empresas investidas e como gestora dessas empresas.

Judith desempenhou a função de Gerente de Planejamento Financeiro na DASA, empresa líder em medicina diagnóstica na América Latina, sendo responsável pelo orçamento anual, plano de cinco anos, acompanhamento e projeção de resultados e análises de rentabilidade de investimentos, além de ter participado ativamente no processo de captação de US$ 250 milhões através da emissão estruturada de dívida de 10 anos no exterior.

Trabalhou também como Analista Financeira na Fotoptica, maior rede de ótica e fotografia do Brasil, responsável pelo acompanhamento e melhoria de desempenho da empresa assim como o preparo da empresa para ser vendida para o segundo maior grupo de varejo de ótica do mundo - Hal Investments.

Judith tem Master of Science pela Università Luigi Bocconi (Milão - Itália) / ESADE (Barcelona – Espanha) em International Management, e é formada em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP. Foi presidente da AIESEC FGV em 2003.

Judith participou ativamente de 8 operações de fusões e aquisições além de emissão de dívida para o mercado de capitais externo.

Juliana Bumachar, Sócia, Bumachar Advogados

Juliana Bumachar é advogada, sócia-titular de Bumachar Advogados Associados, escritório especializado em Recuperação Judicial e Falências há mais de 40 anos no mercado. É Presidente da Comissão Especial de Recuperação Judicial, Extrajudicial e Falência da OAB/RJ e Vice-Presidente da Comissão Especial de Falências e Recuperação Judicial do Conselho Federal da OAB. Professora da Pós-Graduação da FGV Direito Rio. Possui MBA em Direito Empresarial pela FGV. É, ainda, Pós-Graduada pela New York University e pelo MBA Management da PUC-Rio.

Lucas Sant´anna, Sócio, Machado Meyer Advogados

Sócio do Machado Meyer Advogados, Lucas é especialista em Contencioso Cível e Direito Público. Possui ampla experiência em licitações e contratos administrativos, concessão de obras e serviços públicos e parcerias públicoprivadas (PPPs), Lei de Improbidade Administrativa, Lei de Responsabilidade Fiscal e matérias correlatas. Atua com grande frequência em questões regulatórias, sobretudo as que envolvem saneamento básico, mineração, portos, aeroportos, rodovias, ferrovias, tecnologia, inovação, transporte, mobilidade urbana, urbanismo e construção pesada em geral. Publicou diversos trabalhos no ramo do Direito Público.

Luis I. Adams, Sócio, Tauil & Chequer Advogados

Luís Adams é sócio das práticas de Contencioso, Arbitragem e Compliance do Tauil & Chequer Advogados. Em Brasília, atua com foco em assuntos relacionados às cortes Superiores e Suprema.

Adams atuou como Procurador da Fazenda Nacional do Ministério da Fazenda desde 1993, sendo exonerado a pedido em 2017. Exerceu os cargos de Secretário-Geral do Contencioso do Gabinete do Advogado-Geral da União (2001-2002) e Consultor Jurídico e Secretário Executivo Adjunto do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (2003-2006). Em 2006, ele foi nomeado para o cargo de Procurador-Geral da Fazenda Nacional do Ministério da Fazenda, até que foi escolhido para ser o Advogado-Geral da União, ficando no cargo de 2009 a 2016.

Como Advogado-Geral da União conduziu importantes casos no judiciário, sendo responsável por coordenar o acordo ambiental entre o governo federal e a Samarco, Vale e BHP.
 

Marcelo Carpenter, Sócio, Sergio Bermudes Advogados

MARCELO CARPENTER bacharelou-se em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). É membro da Associação Internacional de Jovens Arbitradores e participa das ações do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA). Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Estado do Rio de Janeiro, sob o nº 92.518. Idiomas: português e inglês

Marcelo de Siqueira Freitas, Diretor - Áreas Jurídica e de Integridade, Controladoria e Gestão de Riscos, BNDES

Graduado em Direito pela Universidade de Brasília – UnB, é procurador federal da Procuradoria-Geral Federal, órgão vinculado à Advocacia-Geral da União, desde o ano 2000, quando assumiu suas funções na Procuradoria do INSS.

 A partir de 2004, passou a ter exercício na sede da Advocacia-Geral da União, primeiro como Consultor da União. Em 2007, assumiu o cargo de Subprocurador-Geral Federal e, em seguida, o de Procurador-Geral Federal, que ocupou de setembro de 2008 a janeiro de 2015.

No ano de 2015, assumiu em janeiro o cargo de Secretário Executivo do antigo Ministério da Previdência Social. Foi também Secretário Especial de Previdência Social Substituto e Assessor Especial no Ministério do Trabalho e Previdência Social.

Desde março de 2015, era membro suplente do Conselho Deliberativo da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo – FUNPRESP-EXE, tendo assumido a presidência desse conselho em abril de 2016.

Em maio de 2016, foi nomeado Assessor-Chefe da Casa Civil da Presidência da República, função que deixou em setembro do mesmo ano para assumir o cargo de Diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES.
 

Marcelo Sampaio G. Ricupero, Sócio, Mattos Filho Advogados

EXPERIÊNCIA
Assessora investidores e credores em operações complexas de restruturação de dívidas, aquisições de distressed assets, DIP financing, investimentos em distressed debt, além de representar companhias nacionais e estrangeiras e fundos de private equity em operações de fusões e aquisições. Foi foreign associate no escritório Skadden, Arps, Slate, Meagher & Flom (EUA).
EDUCAÇÃO
Bacharel em Direito, Universidade de São Paulo (USP)
Especialização em Valores Mobiliários, Universidade de São Paulo (USP)

Marcos Lisboa, Presidente, Insper

Marcos Lisboa tem uma trajetória que abrange experiências em instituições acadêmicas, no governo e como executivo de instituições financeiras.

O atual presidente do Insper ocupou o cargo de vice-presidente da instituição de 2013 a abril de 2015. De 2006 a 2009, exerceu a função de diretor-executivo do Itaú Unibanco e, de 2009 a 2013, atuou como vice-presidente. De 2005 a 2006, foi presidente do Instituto de Resseguros do Brasil e, de 2003 a 2005, secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda.

Marcos foi professor assistente de economia na Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas entre 1998 e 2002 e, anteriormente, de 1996 a 1998, professor assistente de Economia no Departamento de Economia da Universidade de Stanford. É Ph.D. em economia pela Universidade da Pensilvânia.

Paulo Mattos, Sócio, IG4 Capital

Paulo Mattos é Managing Director e Head de Investimentos da IG4 Capital, que foi fundada em 2016. Paulo foi Sócio da RK Partners (2016-2017), uma empresa líder em assessoria, especializada em reestruturação de dívida e turnaroundoperacional, e foi Managing Director da GP Investments (2012-2016), uma empresa líder em investimentos alternativos na América Latina.

Na GP Investments, Paulo foi Head de Infraestrutura e Telecomunicações e foi membro do Comitê de Investimentos. Ele foi fundador e Chairman (2012-2014) da BR Towers.

Antes de se juntar à GP Investments, Paulo foi Executive Vice President de Estratégia de Negócios, Atacado e Regulatório da Oi S.A. (2009-2012), a maior empresa de telecomunicações do Brasil até então. Enquanto na Oi ele trabalhou na execução do turnaround da empresa e participou do Comitê Executivo, Comitê de Risco Financeiro e Comitê de Operações. Paulo também trabalhou no Banco de Desenvolvimento Brasileiro, BNDES, durante a crise de 2008 como Diretor-Superintendente, além de ser membro do Comitê de Crédito e Investimentos e Head do Managerial Committee (2007-2009).

Atualmente, Paulo é Chairman da Iguá Saneamento S.A., uma das principais companhias privadas de água e esgoto no Brasil.

Paulo também é venture capitalist através da Capital Lab, uma plataforma formada com capital proprietário para investimentos em venture capital focados em telecomunicações, mídia e tecnologia em mercados emergentes.

Paulo possui J.D. e Ph.D. em Direito pela Universidade de São Paulo, foi Fullbright Visiting Scholar na Yale University, e é membro permanente do Conselho Diretor do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento – CEBRAP e membro da Fundação Getúlio Vargas – FGV, liderando think tanks especializados em políticas públicas e administração.
 

Rafael Klotz, Senior Managing Director, Gordon Brothers

Rafael Klotz is involved in all aspects of Gordon Brothers' international business, including deal structuring and execution, global expansion, and business development. He is responsible for Gordon Brothers’ legal strategy outside of North America, and is leading the firm’s expansion into Latin America, where he oversees the Brazilian business. Rafael also continues to be very involved in brand acquisitions and valuations. Between 2008 and 2015, he was responsible for all brand acquisitions and dispositions, day-to-day operations and joint ventures, as well as supporting the intellectual property valuation practice. Before joining Gordon Brothers in 2008, Rafael practiced law for over 10 years, specializing in corporate insolvency, finance law and mergers and acquisitions, with an emphasis on cross-border transactions. Rafael is a former board member of Polaroid, Ben Sherman, The Sharper Image, The Bombay Company and Linens 'N Things. Rafael holds a bachelor’s degree from Berklee College of Music and a law degree from Boston College Law School. He is a native Spanish speaker and fluent in English and Portuguese.

Renato C. Franco, Sócio, Íntegra Associados

Renato Carvalho Franco tem mais de 35 anos de experiência em gestão, finanças, reestruturação de empresas e M&A. É sócio fundador da Íntegra Associados, tendo participado de vários projetos de reestruturação, fusões e aquisições e situações especiais, como Eneva (antiga MPX, geradora termoelétrica do Grupo X), Parmalat, Grupo Itaú (área industrial), Gradiente, Daslú, Infinity Bio-Energy, entre outros.

Renato foi membro do Conselho de Administração da Parmalat no Brasil, durante projeto de reestruturação da Íntegra. Foi também vice-presidente dos conselhos da Telemig e Tele Norte e membro dos conselhos da Telet e Americel. Foi Presidente da TIW do Brasil Ltda., onde assessorou a presidência da holding canadense da Telesystem International Wireless - TIW na negociação de suas participações societárias na Telemig, Tele Norte, Americel, Telet e W-Aura, representando um investimentos  de cerca de USD 500 milhões. Renato foi responsável pelo desenvolvimento, implementação e coordenação de estratégias para proteger o controle da TIW sobre sua subsidiária no Brasil, no que foi uma das maiores disputas legais de controle corporativo no Brasil. Anteriormente à TIW, Renato trabalhou na área de fusões e aquisições como diretor do Bank of America no Brasil e foi superintendente da área de Fusões e Aquisições do Unibanco tendo participado de diversas transações de M&A como a Cia. Vale do Rio Doce, Philco, Batavo e Etti. Também foi Gerente Financeiro da Promon Tecnologia e Auditor Sênior da Price Waterhouse.

Renato é membro  do World Presidents Organization (WPO) e membro do  Conselho de Administração do TMA – Turnaround Management Association. 
Renato é graduado em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado, possui MBA pela American Graduate School of International Management – Thunderbird, Arizona, EUA, participa de seminários para Presidentes em Harvard Business School e na London Business School,  e ministrou palestras no Insper, Sorbonne e Oxford.
 

Rodrigo Tellechea, Sócio, Souto Correa Advogados

Doutor em Direito Comercial pela USP. Especialista em Liderança e Negócios pela McDonough School of Business, Georgetown University. Especialista em Direito Empresarial pela UFRGS. Associado honorário do Instituto de Estudos Empresariais (IEE). Autor dos livros “Arbitragem nas Sociedades Anônimas: Direitos Individuais e Princípio Majoritário” (Quartier Latin, 2016) e “Autonomia Privada no Direito Societário” (Quartier Latin, 2016), e coautor dos livros "Recuperação Judicial e Falências" (Almedina, 2016) e “Recuperação extrajudicial de empresas” (Quartier Latin, 2013), História do Direito Falimentar (Almedina, no prelo). Sócio de Souto Correa Advogados.

Ronaldo Vasconcelos, Sócio, Lucon Advogados

Ronaldo Vasconcelos é socio do Escritório Lucon Advogados, onde atua como advogado na área de contencioso e arbitragem relacionado a Direito Empresarial Falimentar. Doutor e Mestre em Direito Processual Civil pela Universidade de São Paulo.  Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Professor do Departamento de Direito Processual Civil e Comercial da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Presidente da Comissão Permanente de Estudos de Direito Falimentar e Recuperacional do Instituto dos Advogados de São Paulo – IASP. Associado ao Instituto Brasileiro de Direito Empresarial – IBRADEMP. Associado ao Instituto Brasileiro de Estudos de Recuperação de Empresas – IBR. Associado ao International Association of Restructuring, Insolvency & Bankruptcy – INSOL International.

Salvatore Milanese, Sócio, Pantalica Partners

Sócio fundador da Pantalica Partners,  empresa especializada na reestruturação de empresas, turnaround e transações envolvendo ativos especiais;

Por mais de 12 anos liderou e consolidou a área de Restructuring na KPMG Brasil, trabalhando em processos forae dentro do contexto de procedimentos concursais;

Graduado em Banking Finance na Universidade de Messina-Italia; MBA em Banking and Finance no CUOA-Vicenza (1997); Curso para executivos sobre Liderança e Gestão na Fundação Dom Cabral-Brasil (2010/2011); curso em Administração e Controladoria de Bancos na Universidade Bocconi Italia; vários cursos em Turnaround, Financial and Operational Restructuring, Crises Cash Management pela KPMG;

Há 20 anos Salvatore iniciou sua carreira na corretora de valores Bayerische Private Bankers; atuou também na agência de classificação de riscos Italrating SpA/Duff and Phelps Credit Rating e na Banca Commerciale Italiana SpA, nas áreas de M&A e Finanças, onde ampliou sua experiência em transações internacionais na Europa e na América Latina. Na KPMG, permaneceu por 12 anos desde 2002, tendo atuado na área de Restructuring para o Brasil e América Latina. Foi também líder de vários projetos de reestruturação e recuperação de empresas em vários setores e ainda em transações envolvendo compra/venda de carteiras de créditos inadimplidos;

Salvatore presidiu a TMA Brasil Turnaround Management Association do Brasil (2010 a 2012), da qual permanece membro.

Sheila Neder Cerezetti, Professora Doutora da Faculdade de Direito da USP

Sheila Neder Cerezetti, Professora Doutora de Direito Comercial da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, sócia de Neder Cerezetti Advocacia, Pós-doutora pelo European University Institute, Pesquisadora da Alexander von Humboldt-Stiftung.

Thiago Alves, Sócio, FCDG Advogados

Sócio com atuação nas áreas de contencioso civil e comercial, falência, recuperação de empresas e liquidações extrajudiciais e arbitragem.
Mestre em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo (USP), em 2015.
Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, em 2008.
Professor convidado do curso de Pós-Graduação em Contratos Empresariais da Fundação Getúlio Vargas – SP (FGV-SP), da disciplina Contratos Empresariais e Recuperação Judicial.
Professor Assistente de Direito Comercial na Universidade de São Paulo (USP).
Professor convidado do Curso de Pós-Graduação da Faculdade Damásio de Jesus – SP, da disciplina Recuperação Judicial, Extrajudicial e Falência.
Relator da Comissão “Crise da empresa: Falência e Recuperação” da I Jornada de Direito Comercial, do Conselho da Justiça Federal.
Membro da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Rio de Janeiro e de São Paulo.
 

Thomas Felsberg, Sócio, Felsberg Advogados

Sócio fundador de Felsberg Advogados e referência mundial na área de falência e recuperação de empresas. Lecionou Direito Internacional Privado na Universidade de São Paulo. Membro do Comitê Executivo do International Insolvency Institute, Membro do American College of Bankruptcy, ex-presidente e atual membro do Conselho do TMA-Brazil e Membro do Conselho Jurídico da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP.

Atuou como consultor brasileiro do Banco Mundial na área de insolvência e direitos creditórios, tendo contribuído para os projetos Global Insolvency Law Database (GILD) e Reports on the Observance of Standards and Codes (ROSC), em conjunto com o FMI. Reconhecido por publicações como Latin Lawyer, Chambers e Legal 500 como advogado líder de insolvência no Brasil, participou dos comitês responsáveis pela elaboração da atual lei de falências e recuperação de empresas e faz parte de um grupo selecionado pelo Governo brasileiro para remodelar a Lei de Falências brasileira.

Valdoir Slapak, Sócio, Fource Consultoria Empresarial

Formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Mato Grosso –UFMT, com MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria, e MBA em Gestão Empresarial, ambas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, sólida carreira como Executivo de grandes grupos empresariais, nacionais e multinacionais, atuando na gestão estratégica principalmente das áreas financeira, tesouraria, controladoria, tributário, comercial, administrativo, TI e logística, tendo formado e administrado diversas equipes multidisciplinares.

Desenvolveu, liderou e controlou projetos de profundas mudanças e importantes resultados nas empresas que atou, projetos como: reorganização operacional, societária, normas e procedimento, implantações de auditorias interna e externa e implantações de softwares-ERP, além das estruturações de negócios comerciais e financeiros.