André Antunes Soares de Camargo, Insper

Doutor em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo; LLM em Direito Societário e Contratual pela Universidade da Califórnia, EUA; Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP; professor e coordenador dos programas de LLM do Insper; professor da faculdade de Administração, dos Programas Corporativos e dos Programas de MBA do Insper. Professor visitante na Universidade de St. Gallen, Suíça (2008). Atua como advogado em São Paulo nas áreas de direito societário, empresarial, contratual, mercado de capitais e governança corporativa.

André Chateaubriand Martins, Sócio Escritório de Advocacia Sérgio Bermudes

ANDRÉ CHATEAUBRIAND MARTINS é sócio do Escritório de Advocacia Sergio Bermudes, com vasta experiência na representação de credores em recuperações judiciais, processos falimentares e no contencioso cível em geral. Mestre em Direito pela Universidade de Columbia, Nova Iorque, pós-graduado em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), André é Professor da graduação e pós graduação de Processo Civil e Arbitragem da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO).

 

André Marques, Sócio Pinheiro Neto Advogados

André Moraes Marques é integrante de Pinheiro Neto Advogados desde 2002 e trabalha no escritório de São Paulo. Atua nas áreas de Recuperação de Empresas e Falências e Contencioso Civil e Comercial. É formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP 2004) e cursou mestrado em Direito (LL.M.) na Columbia Law School (2013). Trabalhou no escritório americano Cleary Gottlieb Steen & Hamilton, em Nova York, entre 2013 e 2014. Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil desde 2005.

Andrea Massei, Sócia Machado Meyer Advogados

Especialista em Direito do Trabalho, com foco em consultoria para empresas nacionais e multinacionais e forte atuação em litígios complexos envolvendo executivos e assuntos estratégicos. Grande parte do trabalho de Andrea envolve assessoria em uma ampla gama de questões trabalhistas, incluindo, dentre outras, estruturação, revisão e implementação de políticas de remuneração e benefícios; contratação, desligamento e acordos de rescisão com executivos; expatriação (inbound e outbound); e harmonização de políticas internas em casos de operações societárias. Andrea possui experiência na assessoria a clientes de diversos segmentos, como por exemplo: bancário, varejo, serviços, farmacêutico, químico, metalúrgico, automobilístico e tecnologia.

Reconhecimentos recentes: Reconhecida pela Chambers Latin America 2017 na área Trabalhista.Sua formação acadêmica: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Bacharelado em Direito, 1993). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Pós-graduação em Direito Processual Civil, 1995). GVLaw (Especialização em Direito Empresarial do Trabalho, 2006). GVLaw (Lato sensu com especialização em Administração de Empresas, 2009).

Cassio Cavalli, Consultor Veirano Advogados

Consultor Sênior em Insolvência e Reorganização de Empresas do Veirano Advogados, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Árbitro e parecerista. Professor da Fundação Getulio Vargas - FGV Direito Rio, nos cursos de graduação e mestrado. Doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestre em Direito pela PUCRS. Autor de diversos livros e artigos sobre direito empresarial, dentre os quais "A construção jurisprudencial da recuperação judicial de empresas", publicado em co-autoria com Luiz Roberto Ayoub.

Daltro de Campos Borges Filho, Sócio Ferro Castro Neves & Daltro Borges Soc. de Adv.

Sócio com atuação nas áreas de direito administrativo e comercial, com ênfase em falência, recuperação de empresas e liquidações extrajudiciais. Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em 1979.

Indicado pelo Chambers and Partners na categoria Bankruptcy and Restructuring como leading individual em 2011, 2012 e 2013. Indicado pelo Chambers and Partners na categoria Dispute Resolution como Advogado de Destaque no Brasil em 2004 e 2005. Membro do IBR - Instituto Brasileiro de Estudos de Recuperação de Empresas e do TMA - Turnaround Management Association. Membro da Comissão Especial sobre Recuperação de Empresas da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional do Rio de Janeiro. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seções do Rio de Janeiro e de São Paulo. 

Daniel Cárnio, Juíz titular da 1ª Vara de Falência e Recuperação Judicial da Comarca de São Paulo/SP

Juiz de Direito, titular da 1ª Vara de Falência e Recuperação Judicial da Comarca de São Paulo/SP, Coordenador do Curso de Direito da Unaerp, campus Guarujá, mestre pela FADISP, Doutor pela PUC/SP e pós-doutorando pela Universidade de Paris 1 - Panthéon-Sorbonne.

Eduardo Augusto Mattar, Sócio Pinheiros Guimarães Advogados

Eduardo Augusto Mattar is a key partner with the bankruptcy and insolvency department of Pinheiro Guimarães Advogados, oldest corporate and banking&finance law firm in Brazil, and ranked tier-one in Legal 500’s bankruptcy and restructuring. He graduated from the University of São Paulo School of Law and is a member of the Brazilian Bar Association (São Paulo and Rio de Janeiro branches), the Turnaround Management Association – Brazilian branch among others.  He has extensive experience in representing clients in insolvency matters, having acted as counsel for bondholders’ steering committees in most of the major Brazilian restructurings, as well for investors in DIP and exit loans and purchase of distressed assets. He is a speaker in local and international conferences and author of the Brazilian chapter of The International Insolvency Review.

Eduardo Takemi Kataoka, Sócio Galdino Coelho Mendes Advogados

Eduardo é Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 1996, Mestre em Direito pela Universidade do Estado do Rio de janeiro em 2000 e Doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 2004.

Também é Professor Adjunto de Direito Comercial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro desde 2013; Professor da Pós-graduação em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro desde 2000; Professor da Fundação Getúlio Vargas até 2011; Professor da Universidade Cândido Mendes desde 2000;  Membro do Conselho Editorial da revista Quaestio Juris desde 2013; Coordenador Geral da Revista dos Tribunais do Rio de Janeiro; Representa clientes brasileiros e estrangeiros em litígios de alta complexidade; Ampla experiência em planejamento sucessório e patrimonial, com vistas à minimização dos impactos da sucessão no patrimônio familiar, Membro de diversas bancas examinadorase autor de diversos livros e artigos  

Fabiana Solano, Sócia Felsberg Advogados

Fabiana é sócia conselheira do Departamento de  Insolvência do Felsberg Advogados.

É graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); possui eEspecialização em Contratos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP);
especialização em Direito dos Mercados Financeiro e de Capitais, Insper;e LL.M. degree in Corporate Governance & Practice  pela Stanford Law School, Stanford, CA.

Fabio Rosas, Sócio Souza Cescon Advogados

Fabio Rosas é sócio na Souza Cescon Advogados, Graduou-se pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1993 e cursou a Academy of American and International Law, organizada pelo The Center for American and International Law, em Dallas, Texas, USA, em 2007. Fábio é membro da Ordem dos Advogados do Brasil, seções de São Paulo e Distrito Federal, da Associação dos Advogados de São Paulo, do Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciais (CEBEPEJ), da International Association of Restructuring, Insolvency & Bankruptcy Professionals (INSOL) e do International Institute of Insolvency. Também, é co-autor do capítulo "Brazil" da obra The International Comparative Legal Guide to: Corporate Recovery and Insolvency 2008. Londres: Global Legal Group Ltd, 2008.

Fernando Peluso, Sócio do PSG Advogados

Fernando tornou-se sócio do PSG após ter integrado durante mais de 7 anos a equipe de Direito do Trabalho de outro escritório.

Fernando é Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Especialista em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP/SP), e Mestre em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

É professor do curso de pós-graduação latu sensu em Direito do Trabalho na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), e também do curso de LL.c do Insper.

É membro da AATSP (Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo), e da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo).

Francisco Satiro, Professor USP e Sócio da Satiro & Ruiz

Doutor em direito comercial pela USP; professor de direito comercial da USP e da Direito GV. Pos doutor em Direito empresarial pelo Instituto Max Planck de Hamburgo. Membro titular do Conselho de recursos do Sistema Financeiro Nacional. Advogado em Sao Paulo.

Ivo Waisberg, Sócio TWK Advogados

Formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (1996). Doutor em Direito das Relações Econômicas Internacionais (2005) e Mestre em Direito Comercial pela PUC/SP (2001). Mestre em Direito da Regulação pela New York University School of Law, Nova Iorque (2003). Advogado recomendado pelo Latin American Corporate Counsel Association da LatinLawyer (LACCA). Advogado recomendado pela Chambers UK e Chambers Latin America na área de direito falimentar e reestruturação de dívidas (2011 – 2013). Atua nas áreas de direito falimentar e recuperacional, reestruturação de dívidas, direito bancário, direito societário, fusões e aquisições, direito antitruste, contratos, contencioso cível e arbitragem.

Luciana Celidonio, Sócia Tauil & Chequer Advogados

Luciana Celidonio é sócia das práticas de Contencioso e Reestruturação e Falência de Tauil & Chequer Advogados no escritório de São Paulo. Ela possui mais de 16 anos de experiência lidando com controvérsias complexas (arbitragem e contencioso), envolvendo falência e contencioso societário e comercial. Luciana representa clientes e seus interesses em diversas indústrias, com particular ênfase nas áreas de bancário, telecomunicações, energia e farmacêutica.
Em arbitragem, ela possui experiência em procedimentos conduzidos de acordo com as regras da CCI e de instituições arbitrais importantes da América Latina. Na área de contencioso, ela possui uma experiência ampla e diversa, trabalhando em uma grande variedade de casos perante tribunais estaduais e federais no Brasil em primeira instância e nas instâncias superiores. Luciana conduz contencioso relacionado com arbitragem, representando instituições financeiras e credores. Luciana também assessora empresas de produtos de consumo em questões referentes à responsabilidade pelos produtos a partir da perspectiva do fabricante e dos varejistas ou representando os interesses dos mesmos.

Luis Claudio Montoro, Professor Insper

       M.C.L. em Direito Constitucional Comparado pela Cumberland School of Law, Samford University (2006) e LLM em Direito do Mercado Financeiro pelo Ibmec/SP (2003). Especialista em Direito Empresarial pela Universidade Mackenzie (2000). Especialista em Mercado Financeiro pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP – (1997) e técnico em Mercado Financeiro pelo PROFINS/SP (1996). Bacharel em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas – UNIFMU/SP (1996). Professor da matéria Recuperação de Empresas do MBA do INSPER, professor do INSPER Direito, professor convidado da Escola Superior da Advocacia – ESA –, Conselheiro do CONJUR – Conselho Superior de Assuntos Jurídicos e Legislativos da FIESP-SP, sócio fundador da empresa especializada na forma da Lei 11.101/05, Capital Administradora Judicial. Membro do Instituto Brasileiro de Recuperação de Empresas – IBR – e do Instituto Nacional de Recuperação Empresarial – INRE –, Árbitro da Câmara de Arbitragem da AMCHAM, Diretor-Presidente do Instituto Recupera Brasil

Luiz Fernando Valente de Paiva, Sócio Pinheiro Neto Advogados

Sócio de Pinheiro Neto Advogados. Mestre em direito das relações sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Integrou a Comissão Interministerial que deu Redação Final à Nova Lei de Recuperação de Empresas e Falências. Membro do Conselho de Administração do IBR - Instituto Brasileiro De Estudos De Recuperação De Empresas e Ex-membro do Conselho de Administração da INSOL -International Association of Restructuring, Insolvency & Bankruptcy Professionals e Fundador da TMA Brasil - Turnaround Management Association. Autor de Diversos Artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e exterior sobre Direito Falimentar.

Luiz Gustavo Bacelar, Sócio Luiz Gustavo Bacelar Advogados

Especialista em Direito Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Interesses Difusos e Coletivos pela Escola Superior do Ministério Público. Advogado especializado na área jurídica empresarial, focada da restruturação empresarial (turnaround), direito falimentar, bancário, contencioso cível e empresarial, tendo atuado em inúmeros casos de recuperação judicial desde a promulgação da lei. Membro da TMA Brasil e do Instituto Nacional de Direito Recuperacional. Autor de diversos artigos jurídicos sobre recuperação judicial, publicados em periódicos especializados, além de ter participado e organizado diversas palestras e seminários na área.

 

Marcelo B. Sacramone, Juíz titular da 2ª Vara de Falência e Recuperação Judicial de SP

Juiz de Direito titular da 2ª Vara de falencia e recuperação judicial; Mestre e Doutor em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito da USP; Professor da Escola Paulista da Magistratura e Docente convidado da ESA

Marcelo Ricupero, Sócio Mattos Filho Advogados

Assessora clientes nacionais e estrangeiros em operações de fusões e aquisições, bem como fundos de private equity. Sua atuação engloba, também, a representação de investidores, credores e devedores em operações complexas de restruturação de dívidas, além de companhias em ofertas de ações nos mercados doméstico e internacional. Foi advogado no escritório Skadden, Arps, Slate, Meagher & Flom (EUA).

 

Paulo Carnaúba, Professor Insper

Advogado com experiência em fraudes corporativas, especializado em Direito Tributário pela PUC-Campinas, MBA’s em Gestão de Empresas e em Controladoria Financeira pela FGV/SP, cursos de Reestruturação de Empresas e de Valuation pelo INSPER, extensão universitária em Falência e Recuperação Judicial pela Escola Superior da Magistratura. Professor de pós-graduações do INSPER em reestruturações corporativas e distress investment.

Renato Mange, Sócio Renato Mange Adv. Associados

Direito da Universidade de São Paulo em 1.974. Inscrito na OAB/SP sob n.º 35.585. Ex-Presidente da Associação dos Advogados de São Paulo-AASP (1.995/96). Especializado há 35 (trinta e cinco) anos em direito falimentar. Consultor jurídico de instituições financeiras. Membro de Comissões examinadoras do Projeto da nova Lei de Falências constituídas pela Ordem dos Advogados do Brasil-SP e Instituto dos Advogados de São Paulo. Ministra aulas e palestras sobre Recuperação Judicial, Extrajudicial e Falência em diversas entidades públicas e privadas. 

Ricardo Sayeg, Sócio na Hasson Sayeg Advogados

Doutor em Direito Econômico e Mestre em Direito do Consumidor, Professor da Disciplina de Direito Econômico e formado em Direito, tudo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Professor Assistente Mestre da Disciplina de Direito Econômico da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP; Professor da Disciplina de Direito Comercial da Faculdade de Direito das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU/SP) como Titular, da Universidade Paulista (UNIP/SP) como Adjunto e da Universidade Ibirapuera (UNIB/SP) como Titular,Advogado especialista em Direito Empresarial, inscrito na OAB/SP sob o nº 108.332 e OAB/PR sob o nº 20.200, militante nas praças de São Paulo, Rio deJaneiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Brasília - DF, Doutor Honoris Causa pela Faculdade Marcelo Tupinambá, extensão universitária junto a Cumberland School of Law - Samford University (Birmingham - USA) in Judicial Exchange Program, Diretor Cultural da Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de São Paulo (ACRIMESP) nos anos de 1995/1996, Assessor da Comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP) nos anos de 1993/1996, Autor da obra Práticas Comerciais Abusivas, SP, 1995.

Sérgio Savi, Sócio BMA Law

Sérgio Savi é advogado da área de Contencioso e Arbitragem do BMA, com foco em Reestruturação e Recuperação de Empresas. Doutor e Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); LL.M em International Legal Studies pela New York University School of Law (NYU); Especialista em Processo Civil pela UCAM; e Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  Membro do International Insolvency Institution (NextGen), da Section on Insolvency, Restructuring and Creditors Rights da IBA, da INSOL - International Association of Restructuring, Insolvency & Bankruptcy Professionals e do TMA - Turnaround Management Association. Sérgio é também professor convidado do FGV Law Program - curso de Pós Graduação da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas.

Tiago Lopes, Sócio Souza Cescon Advogados

Tiago Lopes é sócio das áreas Contencioso e Reestruturação e Recuperação de Empresas do Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados. Tem sido frequentemente indicado como um dos principais advogados no Brasil pela The Legal 500.

Representa empresas de setores variados, fundos de investimentos e instituições financeiras na área contenciosa e consultiva. Representa clientes em litígios comerciais, ambientais e de recuperação de crédito, e análise de créditos decorrentes de ações judiciais.

Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e Especialista em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Tiago é membro do Turnaround Management Association (TMA), do International Association of Restructuring (INSOL), Insolvency & Bankruptcy Professionals e Membro da Associação dos Advogados de São Paulo.