logotipo TMA Brasil
logotipo TMA Brasil
lupa

Pedidos de falência diminuem 42% em janeiro

Capa

O número de empresas que pediu falência caiu 42% em janeiro, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Boa Vista SCPC. Em relação a dezembro, houve queda de 29,6%. Os pedidos de recuperação judicial tiveram ligeira alta, de 4%, sobre janeiro do ano passado, mas no confronto com dezembro caíram 22,5%. 
Em 12 meses ambos os indicadores registram queda. O pedidos de falência recuaram 2,7%, e os de recuperação cederam 8,2%. Segundo Flavio Calife, economista da Boa Vista, como os números mensais são voláteis, o acumulado aponta melhor a tendência dos pedidos, que segue de queda. 
Os dados acompanham a gradual melhora nas condições financeiras das empresas, segundo o birô de crédito, que compila esses dados a partir de registros na base do SCPC provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos Estados. 
“Houve um processo de desalavancagem, a inadimplência das pessoas jurídicas caiu e o acesso ao crédito melhorou. Se consolidou o cenário de melhora das condições financeiras das empresas”, afirma Calife. 
Segundo dados do Banco Central, divulgados na semana passada, a inadimplência média das empresas no crédito com recursos livres caiu para 2,1% em dezembro, de 2,4% em novembro. Já a concessão de crédito total corporativo aumentou 29,5% em dezembro sobre novembro e subiu 11,8% no ano. 
Em 2019, os pedidos de falência caíram 0,3%. O resultado, apesar de tímido, marcou o terceiro ano consecutivo de queda, após esses requerimentos terem disparado em 2015 e 2016, anos de recessão. 
 

06/02/2020

Autor(a)
Por Ana Conceição — De São Paulo

Newsletter

Tags

# (1)
#CPR (1)
Case (2)
Coesa (1)
crise (2)
CVC (1)
EUA (1)
Light (5)
MEI (1)
OAS (1)
Outros (27)
Paper (2)
STJ (2)
TJ-SP (1)
TMA (1)
Varejo (2)
Chat on WhatsApp